É possível economizar muito tempo e trabalho na hora de declarar o Imposto de Renda (IR) em 2025. Quem tem a conta gov.br pode acessar sua declaração pré-preenchida, o que otimiza o tempo e reduz os riscos de errar na hora de prestar as contas ao fisco. É necessário, contudo, ter uma conta de nível prata ou ouro, os maiores graus de segurança.
O pré-preenchimento dos informes ocorre desde 2022 para qualquer cidadão. Conforme a Receita Federal, o contribuinte que escolhe essa forma de declarar tem prioridade na hora de receber a restituição do IR.
Ao escolher essa opção, vários campos de preenchimento já estão informados, como rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais. Todos esses dados são importados da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos, segundo a Receita Federal.
A conta pessoal no site ou aplicativo do governo federal tem três níveis: ouro, prata e bronze. Cada um deles exige um grau de segurança e validação das informações prestadas pelo usuário, o que interfere diretamente nos tipos de serviços digitais a serem acessados.
Você pode criar sua conta pelo aplicativo ou pelo site. Se estiver no aplicativo, clique no botão "Entrar com gov.br", e se estiver no site, clique no botão "Criar conta gov.br", em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.
A conta criada deve ser inicialmente de nível bronze. Para subir para o nível prata, o usuário tem algumas opções:
Já para ir para o nível ouro, você pode fazer:
Apesar de a Receita disponibilizar a declaração pré-preenchida, o órgão alerta que é de inteira responsabilidade do contribuinte a verificação da correção de todos os dados preenchidos na declaração. Se houver alguma inconsistência, o usuário deve realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias, se for o caso.
Fonte: Agora Notícias Brasil