19/02/2025 +55 (83) 98773-3673

Internacional

Andre@zza.net

Trump: EUA assumirão controle de Gaza e palestinos devem sair

Presidente americano afirma que 2,2 milhões de palestinos serão reassentados; Egito e Jordânia rejeitam o plano.

Por Eliashacker.com.br 05/02/2025 às 06:57:28

Em encontro com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca, o presidente Donald Trump anunciou uma medida drástica: os EUA assumirão o controle da Faixa de Gaza, e os palestinos serão reassentados.

Segundo Trump, "os EUA irão assumir o controle da Faixa de Gaza, e nós faremos um trabalho com isso também. Seremos responsáveis por desarmar todas as bombas não detonadas e outras armas no local", afirmou o presidente americano.

"Os EUA irão assumir o controle da Faixa de Gaza, e nós faremos um trabalho com isso também. Seremos responsáveis por desarmar todas as bombas não detonadas e outras armas no local." concluiu Donald Trump.

A declaração causou polêmica internacional. O plano prevê o reassentamento de todos os 2,2 milhões de palestinos que vivem em Gaza. Trump declarou que o objetivo é desenvolver a região e criar empregos, criando algo "de que o Oriente Médio vai se orgulhar muito".

"Faremos o que for necessário, vamos assumir o controle daquela área, desenvolvê-la e criar milhares e milhares de empregos. É algo de que o Oriente Médio vai se orgulhar muito." disse Donald Trump.

No entanto, o plano já enfrenta forte oposição. O Egito e a Jordânia rejeitaram publicamente a proposta de reassentamento. O rei Abdullah II da Jordânia deve se reunir com Trump em Washington para discutir o assunto.

Trump defendeu sua posição, descrevendo Gaza como um "canteiro de demolição" e esperando que o Egito e a Jordânia, ambos países que recebem financiamento dos EUA, aceitem os refugiados palestinos. Ele também sugeriu que criar novas comunidades para os palestinos seria melhor do que seu retorno a Gaza, que, segundo ele, tem "décadas e décadas de mortes".

A situação em Gaza é crítica após a ofensiva israelense iniciada em 7 de outubro de 2023. Países árabes e europeus esperam que o cessar-fogo e a liberação de reféns levem ao fim da guerra e permitam a reconstrução da região. Entretanto, a proposta de Trump adiciona uma nova camada de complexidade a esse processo.

Em resumo, a declaração de Donald Trump sobre o controle americano em Gaza e o reassentamento de palestinos gerou grande repercussão internacional, com forte oposição de países árabes e incerteza sobre as consequências geopolíticas da decisão.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Comunicar erro
Comentários