Política

Uma nota da comunidade no X desmentindo a narrativa de Gleisi


Gleisi Hoffmann (PT-PR) foi alvo de mais uma nota da comunidade no X. Desta vez, os usuários da rede social usaram o próprio site do Banco Central como referência para confrontar a alegação da presidente do PT de que o responsável pelo aumento de um ponto percentual na taxa básica de juros é Roberto Campos Neto, que deixou o comando do BC no ano passado.

"A deputada mentiu ao afirmar que a taxa básica de juros foi determinada no ano passado. A taxa é resultado da reunião do Copom, decidida pelo colegiado e divulgada no dia da decisão", diz a nota da comunidade, um sistema que a Meta, de Mark Zuckerberg, anunciou que vai adotar para moderar conteúdos em redes como Facebook e Instagram.

Segundo ata da deputada federal — a ata que vale mesmo é a do Copom, e sai na próxima semana —, o novo aumento da taxa básica de juros estava "determinado desde dezembro pela direção anterior do Banco Central".

A verdade
Na verdade, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC apenas informou, em dezembro de 2024, que, mantidas as condições econômicas e expectativas do mercado, seria necessário elevar a Selic em um ponto percentual não apenas naquele mês, mas também nas duas primeiras reuniões de 2025.

Isso foi reafirmado na quarta-feira, 29, quando o Copom anunciou a alta da taxa básica de juros para 13,25% ao ano: "Diante da continuidade do cenário adverso para a convergência da inflação, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de mesma magnitude na próxima reunião".

Gleisi reclama de Campos Neto porque não pode reclamar de Gabriel Galípolo, indicado por Lula para comandar o BC e responsável, junto com seu antecessor, pelos últimos aumentos na taxa básica de juros, feitos para conter a inflação impulsionada pelos gastos irresponsáveis do governo.

Notas da comunidade
O PT e o governo Lula fizeram um escarcéu para dar a entender que as mudanças anunciadas pela Meta facilitariam a disseminação de fake news e até colocariam em risco a democracia e "as pessoas mais vulneráveis do nosso país".

A cada checagem das fake news disseminadas por Gleisi, fica mais claro que não há boas intenções no interesse dos petistas em regular as redes sociais.

Agora Notícias Brasil

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!