26/01/2025 +55 (83) 98773-3673

Geral

Andre@zza.net

Seu pet foi picado por um animal peçonhento? Veja dicas do Butantan

Seu pet foi picado por um animal peçonhento? Veja dicas do Butantan Muito se fala sobre a importância em saúde pública dos acidentes com animais peçonhentos - no Brasil, as pessoas que são picadas por serpente, aranha ou escorpião são tratadas com os soros hiperimunes produzidos pelo Instituto Butantan há mais de um século.

Por Eliashacker.com.br 26/01/2025 às 16:56:52

Muito se fala sobre a importância em saúde pública dos acidentes com animais peçonhentos – no Brasil, as pessoas que são picadas por serpente, aranha ou escorpião são tratadas com os soros hiperimunes produzidos pelo Instituto Butantan há mais de um século. Mas você sabe o que fazer se o seu bichinho de estimação sofrer um envenenamento causado por animal peçonhento? E como é possível reconhecer esse tipo de acidente?

De acordo com o veterinário Thiago Chiariello, coordenador de produção de venenos e antivenenos no Biotério de Artrópodes do Butantan, os tutores precisam ficar atentos aos sinais e sintomas apresentados pelo pet. "Ao notar algo errado, a primeira coisa a se fazer é sempre procurar atendimento veterinário e não tentar tratamentos caseiros, pois podem acabar piorando o quadro", reforça.

O tipo de acidente mais comum nesses animais é com serpentes. Por serem mais robustas e terem presas grandes, elas conseguem ultrapassar os pelos e penetrar a pele com maior facilidade do que aranhas ou escorpiões. A sintomatologia é a mesma que a dos humanos, sendo o principal sinal dor intensa e imediata. A gravidade varia de acordo com a quantidade de veneno inoculada e com o tamanho do pet – os de pequeno porte tendem a apresentar quadros mais severos.

Veja no infográfico como identificar uma picada nos pets e o que fazer:


Fonte: Agência SP

Comunicar erro
Comentários