O presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT) estĂĄ articulando para garantir o apoio dos líderes do Poder Legislativo em sua campanha à reeleição em 2026. Segundo a CNN Brasil, a estratégia de Lula inclui o apoio dos presidentes das duas casas legislativas, o senador Davi Alcolumbre (União-AP) e o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), em sua jornada pela reeleição.
Ainda conforme o veículo, é considerado improvĂĄvel que os partidos União Brasil e Republicanos, ambos de centro-direita, declarem apoio formal à campanha do petista. Dessa forma, o governo tem atuado para garantir que ambos mantenham uma posição de neutralidade, caso não apresentem um candidato próprio para a presidĂȘncia, e esperam contar com o apoio individual de lideranças desses partidos.
Por outro lado, o União Brasil, que controla duas pastas ministeriais, ainda não tem uma posição definida. O partido estĂĄ dividido em votações estratégicas no Congresso e decidirĂĄ até março se continuarĂĄ integrando o governo ou se retirarĂĄ, uma vez que o governador Ronaldo Caiado (GoiĂĄs) se apresenta como um potencial candidato presidencial.
Em contrapartida, o Partido Liberal (PL) estĂĄ trabalhando para consolidar uma candidatura única com apoio de Jair Bolsonaro, a fim de evitar a divisão entre os candidatos de direita. A sigla tenta viabilizar a coalizão com o apoio de outras legendas como o PP e o partido Novo.
Fonte: Gazeta Brasil