Com descontos do governo e bônus oferecidos pelas montadoras, o conceito de "carro popular" voltou com tudo em 2023. Apesar do apelido antigo, os incentivos de hoje não foram suficientes para competir com os preços praticados nos anos 1990.
Na época, era comum encontrar carros novos por menos de R$ 10 mil (caso do Fiat Uno, por exemplo).
Hoje, é preciso desembolsar ainda mais para comprar a versão de entrada da Picape. A Chevrolet S10 LS Cabine Simples 2023 custa quase R$ 260 mil — praticamente 10 vezes acima da S10 mais simples de 1997.
A grande mudança entre os modelos fica embaixo do capô. Enquanto a picape mais antiga vinha com motor "beberrão" 2.2 a gasolina, a atual vem equipada com motor 2.8 a diesel e tração 4×4. O consumo em média fica em 8,3 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada.
Além do reajuste da inflação, nos anos 1990 os carros mais baratos saiam de fábrica com poucos recursos de segurança. Equipamentos que são obrigatórios hoje, como os airbags, eram bem mais raros de encontrar.
Nos últimos anos isso mudou com a nova legislação de trânsito. Até automóveis de entrada como o Kwid e o Mobi saem de fábrica com pacotes de segurança mais completos e novas tecnologias, como rádio com Bluetooth, portas USB e controles de estabilidade e tração.
O mesmo aconteceu com a S10. O modelo 2023 mais "barato" possui uma extensa lista de equipamentos de série, como seis airbags (duplo frontal, duplo lateral e de cortina), ar-condicionado, computador de bordo, direção elétrica, central multimídia com Bluetooth, porta USB, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e mais.
Em 1997, como comparativo, ar-condicionado, alarme e até o sistema de som eram oferecidos como opcionais na S10 de entrada.
Fonte: Olhar digital