O Itaú Unibanco e o Banco do Brasil, dos dois maiores bancos do país, são os únicos representantes nacionais no ranking Global 500 2025, das marcas mais valiosas do mundo, elaborado pela consultoria Brand Finance e divulgado nesta terça-feira (21/1) durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça).
Em 2025, ao contrário do ano passado, o Bradesco não apareceu na lista das 500 mais marcas mais valiosas do mundo. Em 2024, o banco aparecia em 477º lugar.
Apesar de ter aumentado seu valor de um ano para o outro, o Itaú perdeu 11 posições no ranking em relação a 2024. Segundo a Brand Finance, o banco brasileiro trouxe "experiências bancárias móveis e produtos inovadores, aumentando a satisfação e retenção do cliente, principalmente entre os consumidores mais jovens". O relatório também afirma que o Itaú "demonstra estabilidade financeira e reforça seu valor de marca".
Em relação ao Banco do Brasil, a consultoria destaca sua estabilidade e confiabilidade – é uma das instituições financeiras mais antigas do país, fundada em 1808.
O relatório diz que "o Banco do Brasil desempenha um papel crucial na implementação de políticas públicas, como financiamento agrícola e programas de crédito para pequenas empresas".
Apple lidera de novo
A marca mais valiosa do mundo continua sendo a Apple, seguida por Microsoft e Google.
Veja o top 5 das marcas mais valiosas do mundo em 2025:
1) Apple: US$ 574,5 bilhões (+11%)
2) Microsoft: 461,1 bilhões (+35%)
3) Google: US$ 413 bilhões (+24%)
4) Amazon: US$ 356,4 bilhões (+15%)
5) Walmart: US$ 137,2 bilhões (+42%)
Fonte: Agora Notícias Brasil