Um forte temporal atingiu a região metropolitana de São Paulo no fim da tarde desta sexta-feira, colocando todas as áreas da capital paulista em estado de atenção, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura. De acordo com a distribuidora de energia Enel, que atende 24 municípios da Grande São Paulo, havia 260.638 clientes com fornecimento de luz interrompido às 17h. A cidade também registrou pancadas de chuva isoladas no início da tarde.
Moradores relataram falta de energia elétrica no bairro da Pompeia, na Zona Oeste da capital. Segundo a Enel, 13,5% de seus clientes em Itapecerica da Serra estavam no escuro.
O Corpo de Bombeiros recebeu 71 chamados para queda de árvores, todas sem vítimas, na capital paulista, além de outras 38 ocorrências em municípios vizinhos.
Segundo o CGE, havia dois pontos de alagamento intransitáveis na cidade às 17h30, ambos na Zona Leste. Os ventos chegaram a 83,2 km/h na Estação Meteorológica de Santana, na Zona Norte.
"Já tivemos a primeira chuva forte com rápido deslocamento na primeira hora da tarde. Foi uma chuva forte, mas felizmente, com a velocidade, não tivemos um acumulado de água tão grande, mas a ventania foi forte", disse Adilson Nazário, do CGE.
Ainda segundo o CGE, o estado de atenção alertado refere-se a uma chuva "que ainda não adentrou a cidade, está perto de Cajamar, já atingindo o lado noroeste da capital". "Ela deve banhar toda a cidade, é generalizada, e traz potencial para queda de granizo e rajadas de vento", completou Adilson.
Até as 16h50, mais de 160 mil imóveis estavam sem energia elétrica na cidade.
Permanecem em estado de atenção para alagamentos:
As áreas de instabilidade formadas devido à aproximação de uma frente fria, que já causaram chuva forte na cidade no início desta tarde, continuam influenciando as condições do tempo na capital paulista. Imagens do radar meteorológico do CGE mostram chuva forte em toda a Zona Norte e na Zona Leste, com potencial para queda de granizo nas subprefeituras de Itaquera, Aricanduva/Formosa, Vila Prudente e Ermelino Matarazzo. Na Zona Sul, também são observadas chuvas moderadas principalmente em Capela do Socorro e Parelheiros.
As chuvas devem se espalhar por toda a cidade com rápido deslocamento e potencial para queda de granizo, formação de alagamentos e rajadas de vento. Devido aos elevados volumes esperados, alerta-se para o potencial de deslizamentos de terra em áreas de risco. As próximas horas seguirão com tempo instável.
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
Ligue 24 horas:
No sábado (21), início oficial do verão às 06h21, o sistema frontal deverá estar no litoral de São Paulo, mantendo o tempo instável e chuvoso no decorrer do dia. As instabilidades terão intensidade moderada a forte, principalmente durante a tarde. As temperaturas variam entre mínima de 20°C na madrugada e máxima de até 25°C, com umidade mínima de 75%. A continuidade das chuvas mantém o potencial para formação de alagamentos, extravasamento de rios e córregos, bem como deslizamentos de terra em áreas de risco.
No domingo (22), a frente fria se afasta do litoral paulista, mas o vento predominante de sul/sudeste mantém o céu com muitas nuvens e umidade elevada. O risco de novos temporais diminui, com previsão apenas de pancadas isoladas de chuva entre o final da manhã e o início da tarde, com baixo risco de formação de alagamentos. As temperaturas devem registrar mínima de 20°C na madrugada e máxima de 25°C no período da tarde. A umidade do ar estará elevada, com valores entre 70% e 95%.
Fonte: Gazeta Brasil