A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (10), a Operação Conexão Paraíba, com o objetivo de desarticular um núcleo de uma organização criminosa transnacional especializada em trĂĄfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. A operação é resultado de uma investigação iniciada em 2019 e envolve a cooperação entre as Polícia Federal na Paraíba, no ParanĂĄ e autoridades da ItĂĄlia.
A investigação começou após a prisão de dois integrantes da mĂĄfia italiana em João Pessoa, revelando o papel estratégico da Paraíba na logística de transporte de drogas para a Europa. O trabalho investigativo apontou vínculos entre organizações locais e redes internacionais de crime organizado, que utilizavam o estado como um ponto-chave no envio de entorpecentes.
Na ação de hoje, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo e ParanĂĄ, além de oito mandados de prisão preventiva. Determinações judiciais também ordenaram o bloqueio de valores bancĂĄrios e o sequestro de bens móveis e imóveis ligados aos investigados.
A organização criminosa operava utilizando métodos sofisticados de transporte de drogas, como o esquema "RIP ON – RIP OFF", em que os entorpecentes eram escondidos em contĂȘineres com cargas lícitas, enviados a portos na Europa. Além disso, aeronaves privadas eram usadas para o transporte aéreo de drogas diretamente a aeroportos europeus.
A Polícia Federal estima que, entre 2018 e março de 2024, o grupo movimentou cerca de R$ 7 bilhões por meio de transações financeiras ilegais. Esses recursos eram lavados através de empresas e contas bancĂĄrias que ocultavam a origem ilícita dos valores.
A operação contou com o apoio de órgãos nacionais e internacionais, como Eurojust, Interpol e Ministério Público Federal, reforçando a parceria entre Brasil e ItĂĄlia no combate ao crime organizado. Simultaneamente, no ParanĂĄ, foi deflagrada a Operação Mafiusi, que investiga o mesmo grupo criminoso, em uma ação coordenada entre os estados e a polícia italiana.
Fonte: Portal T5