O papa Francisco apareceu com o queixo e a região do pescoço com hematomas roxos, neste sábado (7/12). Durante a cerimônia em que nomeou 21 novos cardeais da Igreja Católica, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o pontífice aparece em bom estado de saúde, em cumprimento de todos os rituais da igreja, mas os hematomas chamam a atenção nas imagens da transmissão ao vivo no canal de notícias do Vaticano no YouTube.
O papa se locomoveu de cadeira de rodas durante a cerimônia por sentir dores nos joelhos e nas costas. No entanto, não há nota oficial do Vaticano sobre o motivo das manchas roxas ao redor do queixo.
Neste sábado, o papa Francisco nomeou, entre os 21 novos cardeais, o brasileiro dom Jaime Spengler, atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS).
Os então clérigos, passaram a ser cardeais e agora têm direito ao voto em eventual conclave para escolher futuros papas. Neste domingo (8/12), eles participam de uma Santa Missa presidida por Francisco.
A regra da Igreja Católica estabelece que cardeais com menos de 80 anos têm direito a voto. Spengler atualmente tem 64. Com os novos nomeados, o total chegará a 122 – o que ultrapassa o limite técnico de 120, mas dois integrantes do grupo atingirão a idade-limite neste ano.
O colégio de cardeais se divide em três ordens: episcopal, presbiteral e diaconal. Além de fazerem parte da composição que escolhe novos papas, eles também o auxiliam em assuntos de importância, tanto como colegiado quanto individualmente.
Fora o representante brasileiro, o papa Francisco anunciou nomes de países como Argentina, Equador, Peru, Chile, Japão, Filipinas, Sérvia, Costa do Marfim, Indonésia, Argélia, Irã, Canadá, Itália, Ucrânia e Austrália.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br/