Na manhã desta quinta-feira (5) foi realizada uma audiĂȘncia pública na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para discutir a Lei OrçamentĂĄria Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2025. Logo após a audiĂȘncia, o vereador e relator da LOA 2025, Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), comentou sobre os investimentos que serão feitos na cidade pela Gestão Municipal e os próximos passos para aprovação do Orçamento da Capital.
"Serão cinco bilhões e trezentos milhões de reais em números redondos. Ou seja, o maior orçamento jĂĄ auferido por uma Gestão Municipal aqui em João Pessoa. É importante também dizer que isso representa 25% a mais de recursos no orçamento anual. Isso é fruto da política fiscal que a Prefeitura e o prefeito Cícero Lucena vĂȘm fazendo, com muita responsabilidade", destacou Marmuthe, durante entrevista.
Emendas parlamentares – O vereador também comentou sobre a ampliação do número de emendas que os vereadores de João Pessoa podem apresentar. "Seriam 10 emendas. Agora passam a ser 20 emendas e o valor também foi acrescido no percentual, que hoje estĂĄ na ordem de 1,2% do Orçamento Municipal. O que equivale, em números redondos, a um milhão e meio de reais", explicou Marmuthe.
Principais investimentos – O relator da LOA 2025 falou ainda sobre os principais investimentos apresentados durante a audiĂȘncia pública. "Educação e saúde são prioridade mĂĄxima! Serão um bilhão e quinhentos milhões só para a Saúde, e um bilhão e quinhentos milhões para Educação e Cultura. E as outras secretarias também terão investimentos expressivos, como: mobilidade urbana, infraestrutura, geração de emprego e renda. Então, todas as esferas administrativas receberão recursos suficientes para trazer mais desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes", comentou.
Próximos passos – Questionado sobre o andamento da tramitação da LOA 2025 na Casa Napoleão Laureano, o vereador disse o seguinte: "Seguindo o calendĂĄrio para apreciação da LOA aqui na Câmara, temos o próximo passo agora que é o dia 16 de dezembro, onde cada vereador poderĂĄ apresentar as suas emendas, tanto impositivas, quanto sugestivas de remanejamento. E aí, no dia 19 traremos a peça orçamentĂĄria, devidamente acabada, aqui para o plenĂĄrio da Casa, para devida votação e encaminhamento ao Executivo, para sanção", finalizou Marmuthe.
Fonte: Marmuthe