No cenário automotivo de 2024, a BYD está se preparando para produzir veículos de passeio em território brasileiro. A fábrica, localizada em Camaçari, Bahia, iniciará as operações em março, focando principalmente em dois modelos: o Song Pro e o Dolphin Mini. A produção do Dolphin Mini, em particular, marca a primeira vez que um veículo elétrico será fabricado em série no Brasil, destacando um avanço significativo para a indústria nacional de automóveis.
O histórico dos carros elétricos no Brasil não é totalmente novo. O modelo Gurgel Itaipu E150, apesar de ter sido o primeiro carro elétrico latino-americano, não alcançou a produção em massa na década de 1970. Isso torna o passo da BYD ainda mais relevante, consolidando a retomada do interesse e investimento na fabricação de veículos elétricos localmente.
Para a produção do Dolphin Mini, a BYD adotará a estratégia de montagem em kits semi-desmontados, também conhecida como SKD (Semi Knocked Down), na primeira fase do projeto. Esses kits já estão disponíveis na planta de Camaçari, assegurando um início rápido na produção. A partir de agosto, entretanto, a empresa promete evoluir para uma "produção total", onde processos como pintura e estamparia serão realizados inteiramente no Brasil.
A meta é alcançar um índice de nacionalização de 70% assim que a produção estiver estabilizada, o que significa que a maior parte dos componentes será fabricada no país, fortalecendo a economia local.
No que diz respeito às expectativas de mercado, o Dolphin Mini pretende ganhar uma fatia significativa. Durante a primeira fase de produção, a BYD estima uma capacidade de fabricar 150 mil unidades anuais, com a possibilidade de duplicar esse número em um estágio posterior. Parte dessa produção será destinada à exportação, ampliando o alcance do veículo além das fronteiras brasileiras.
Um fator crucial para o sucesso do Dolphin Mini será a estratégia de preços agressivos que a BYD planeja adotar, potencialmente vendendo o modelo por um valor mais competitivo, próximo dos R$ 100 mil, dependendo das flutuações cambiais.
O BYD Dolphin Mini é equipado com baterias Blade de fosfato de ferro-lítio, garantindo uma autonomia de 280 km sob avaliações do Inmetro, que pode chegar a 340 km em condições ideais. O motor elétrico fornece 75 cv de potência, permitindo um equilíbrio entre eficiência e performance. A lista de equipamentos do modelo é robusta para sua faixa de preço, incluindo seis airbags, faróis de LED, e um painel de instrumentos moderno.
Embora no início as baterias continuarão a ser importadas, a BYD tem planos de nacionalizar a produção em um futuro próximo, integrando ainda mais a cadeia de produção no país. Isso ajudará a consolidar a posição da empresa como líder no mercado de veículos elétricos no Brasil.
Fonte: terrabrasilnoticias.com