Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Internacional

Dona da Stolichnaya entra com pedido de falência nos EUA


A Stoli Group, proprietária da vodka de mesmo nome, entrou com pedido de falência nos EUA, nesta segunda-feira (2), enfrentando desafios como queda na busca por destilados, um ataque cibernético que comprometeu suas operações e anos de disputas judiciais com a Rússia.

No pedido de falência, a empresa afirmou estar enfrentando "dificuldades financeiras" e declarou possuir entre US$ 50 milhões e US$ 100 milhões em passivos. Durante o processo de recuperação judicial, que afeta apenas os negócios nos EUA, as marcas Stoli vodka e Kentucky Owl bourbon continuarão disponíveis.

Até 2022, a Stoli era comercializada nos Estados Unidos como Stolichnaya, termo que pode ser traduzido como "cidade capital" em russo. A marca mudou de nome após a invasão da Ucrânia pela Rússia e os boicotes contra vodkas associadas ao país.

Fundador da Stoli Group, o bilionário russo Yuri Shefler foi exilado da Rússia em 2000 devido à sua oposição ao presidente Vladimir Putin.

Embora tenha sido amplamente promovida como uma vodka russa, as instalações de produção da Stoli estão na Letônia há décadas. A Stoli Group é parte do SPI Group, sediada em Luxemburgo, que detém outras marcas de bebidas alcoólicas e vinhos.

"O Stoli Group tem sido alvo da Federação Russa desde sua criação, há quase 25 anos", disse o CEO Chris Caldwell em comunicado. "No início deste ano, tanto a empresa quanto nosso proprietário foram classificados pelo Estado russo como "grupos extremistas que trabalham contra os interesses da Rússia"."

A batalha judicial contínua com o governo russo obrigou a Stoli a gastar "dezenas de milhões de dólares nessa disputa legal global de longa duração com as autoridades russas", conforme descrito no pedido judicial.

Caldwell também relatou que as operações globais da Stoli foram vítimas de um "ataque cibernético malicioso" que obrigou a empresa a operar "de forma totalmente manual enquanto os sistemas são reconstruídos".

A desaceleração na demanda por bebidas alcoólicas afetou o desempenho financeiro de várias empresas desde o período pós-pandemia, quando o consumo aumentou enquanto as pessoas estavam em casa.

No pedido de falência, a Stoli informou ter observado uma "queda e enfraquecimento da demanda por bebidas alcoólicas, especialmente a partir de 2023, continuando em 2024".

agoranoticiasbrasil.com.br/

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!