Em publicação em sua conta oficial no X, o presidente da Argentina, Javier Milei, repostou o vídeo de sua chegada à Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, exibindo o cumprimento frio e protocolar que trocou com o anfitrião, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na legenda do post, aparece a seguinte legenda: "é melhor manter os esquerdistas e os comunistas afastados".
O vídeo em questão mostra a recepção calorosa que o petista deu aos demais chefes de Estado, trocando abraços com eles, inclusive com a primeira-ministra da Itália, a conservadora Giorgia Meloni. No caso de Milei, contudo, houve apenas um aperto de mão pragmático e uma foto sem gestos de aproximação.
A publicação finaliza exibindo momentos em que Milei abraçou o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL), demonstrando grande afinidade com o líder conservador do país vizinho. Assista:
A los zurdos y comunistas mejor tenerlos lejos. pic.twitter.com/ALHNLlh5qw
— Ramiro Marra (@RAMIROMARRA) November 18, 2024
A Cúpula de Líderes do G20 ocorreu nesta segunda (18) e terça-feira (19), no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. O desafeto de Lula e Milei, contudo, vem de ocasiões anteriores.
Vale lembrar que o chefe de Estado argentino já demonstrou sua aversão a Lula por diversas vezes, chegando a chamá-lo de "comunista corrupto", e lembrando que ele foi preso por condenações envolvendo corrupção passiva e lavagem de dinheiro, decisões que acabaram anuladas posteriormente pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
– Ele é comunista e corrupto. Por isso foi preso. Da minha posição como chefe de Estado, meus aliados são os Estados Unidos, Israel e o mundo livre – afirmou o libertário em novembro do ano passado.
Após Lula dizer que Milei lhe devia desculpas, em junho deste ano, o líder argentino questionou por que pediria perdão por dizer a verdade.
– Qual é o problema que o chamei de corrupto? Por acaso ele não foi preso por isso? E o que eu disse comunista? Por acaso [Lula] não é comunista? Desde quando tem que pedir perdão por dizer a verdade? Ou estamos tão doentes de correção política que não se pode dizer nada para a esquerda ainda quando for verdade? – indagou.
Apesar das rusgas, Milei publicou no X esta semana o acordo que firmou com o Brasil para exportar gás natural da jazida de Vaca Muerta para nosso país. Segundo a publicação, o tratado foi firmado "apesar das divergências", em prol do interesse de ambas as nações.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br/