Nesta terça-feira (13), foi instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Criptomoedas, que terá como presidente o deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ). O relator da comissão ainda não foi escolhido e a CPI contará com 32 membros titulares e seus respectivos suplentes. O foco da investigação é analisar a utilização de criptoativos em esquemas de pirâmides financeiras.
A CPI das Criptomoedas deve investigar, pelo menos, 11 empresas que foram identificadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) como suspeitas de praticar operações fraudulentas envolvendo criptoativos.
A corretora de criptomoedas Binance será convocada para comparecer na CPI das Criptomoedas, caso o pedido do deputado federal Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) seja aprovado, sendo esta uma das maiores corretoras de criptomoedas no mundo.
A comissão terá reuniões agendadas para as terças-feiras às 14h30 e quintas-feiras às 9h30. O prazo de funcionamento da comissão é de 120 dias e está previsto para encerrar em 12 de outubro, mas pode ser prorrogado.
Fonte: Gazeta Brasil