O ano de 2024 está sendo marcado por significativas transformações no mercado automotivo brasileiro. Além da contínua expansão de modelos eletrificados, o mercado nacional assiste à introdução de novos veículos como o Renault Kardian e o Citroën Basalt, ao mesmo tempo em que modelos consagrados, como o VW Nivus e o Peugeot 2008, passam por reestilizações. Com essas mudanças, alguns carros mais antigos e ultrapassados deixaram de ser oferecidos no Brasil, seja pela falta de mercado ou pela necessidade de se adaptar a novas tecnologias eletrificadas.
Essa renovação é uma resposta à crescente demanda por carros mais sustentáveis e às novas tendências do consumidor. O avanço de SUVs e veículos elétricos tem ditado esse ritmo, levando a descontinuações significativas no portfólio de várias marcas. A seguir, exploraremos os modelos que saíram do mercado brasileiro em 2024, suas histórias e o que motivou suas despedidas.
Entre os modelos descontinuados, destacam-se importantes nomes como o Chevrolet Cruze, nas versões sedã e hatchback Sport6, que encerraram suas vendas após 13 anos no mercado. A produção dos modelos na Argentina já havia terminado em 2023, refletindo a decrescente popularidade em um mercado dominado por SUVs.
Outro modelo notável a deixar o mercado brasileiro é o Renault Logan, encerrado após 17 anos. Desde o seu lançamento em 2007, o Logan representou uma estratégia da Renault para trazer carros acessíveis ao Brasil. Com o fim do modelo, a montadora foca agora em SUVs, alinhando-se às novas diretrizes do mercado automotivo global.
O mercado automotivo brasileiro tem visto uma preferência crescente por SUVs, refletindo uma tendência observada globalmente. Esta mudança pode ser atribuída a uma série de fatores:
Com isto, modelos icônicos como o Toyota Camry e o Nissan Leaf também enfrentam a substituição. O Leaf, embora pioneiro em eletrificação, perdeu competitividade com suas especificações técnicas limitadas em meio a novas ofertas mais avançadas e acessíveis no mercado elétrico.
A adaptação das montadoras envolve uma reconfiguração estratégica de seus portfólios. A Peugeot, por exemplo, descontinuou o 3008, preparando terreno para a introdução do e-3008, que trará a tecnologia elétrica como destaque. Da mesma forma, o Chevrolet Bolt e o Bolt EUV estão sendo substituídos por modelos mais modernos baseados na plataforma Ultium.
Essas mudanças não apenas atendem à demanda por novos estilos e tecnologias, mas também seguem políticas ambientais mais rigorosas e a busca por eficiência energética. Com o aumento da oferta de veículos menos poluentes e mais avançados tecnologicamente, as montadoras visam atrair consumidores cada vez mais conscientes sobre as questões de sustentabilidade.
Olhando para o futuro, espera-se que automóveis eletrificados ganhem ainda mais relevância. Novos modelos estão sendo introduzidos, com foco em tecnologia avançada e sustentabilidade. A Chevrolet, por exemplo, está planejando lançar os novos Blazer e Equinox elétricos, mostrando seu compromisso com a eletrificação.
É possível que o mercado brasileiro continue a ver uma transição gradual, mas constante, da motorização convencional para tecnologias híbridas e elétricas. Além disso, a preferência por SUVs pode se solidificar ainda mais, conforme as marcas ajustam suas estratégias de produção e marketing para atender a essas preferências, visando não apenas sobreviver, mas também prosperar na nova era automotiva.
Fonte: terrabrasilnoticias.com