Uma investigação preliminar foi aberta pelo Ministério Público Federal (MPF) para apurar uma possível omissão do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação ao combate da Covid-19. A Procuradoria da República no Distrito Federal identificou que o Ministério da Saúde, comandado pela ministra Nísia Trindade, falhou nas buscas por vacinas.
– As omissões da União com relação à prevenção, ao controle e ao tratamento da Covid-19 e seus agravamentos persistiram ao longo dos anos seguintes, mesmo com a troca de governo, em 2023 – destacou o MPF, em um documento assinado no fim de setembro.
Originalmente, a ação mirava o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Porém, o MPF pediu uma avaliação formal da gestão do governo Lula, que pode se tornar um inquérito.
O procedimento do MPF irá apurar possíveis omissões e ineficiências no combate ao coronavírus, incluindo a aquisição e a distribuição de vacinas atualizadas, a política de testagem, as medidas de mitigação, a comunicação à população e aos profissionais de saúde, o tratamento e prevenção da Covid longa e o "combate à hesitação vacinal".
As informações são da Oeste e da Folha de S.Paulo.