São
Paulo, outubro de 2024 – Com o objetivo de mapear o
processo de escolha de um veículo, a Webmotors, maior ecossistema automotivo do
Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, apresenta sua
mais recente pesquisa sobre tendências e hábitos de consumo dos usuários da
plataforma ao trocar de carro.
Segundo o novo levantamento, para 62% dos entrevistados a busca
por um carro começa nos classificados online. Outro meio que se destaca nessa
etapa inicial são as concessionárias, às quais 29% das pessoas ouvidas recorrem
atualmente. Ambos os canais são, inclusive, os mais requisitados entre os
jovens de 18 a 25 anos, que contabilizam 64% do total de respondentes do
estudo.
Das plataformas online mais utilizadas na busca por um automóvel
no Brasil, a Webmotors é a opção escolhida pela maioria dos respondentes (95%).
Quanto ao tempo investido para escolha do carro, "3 meses" é a alternativa mais
citada por 26% dos entrevistados, seguida por "1 semana" (24%).
No que diz respeito aos principais fatores para o usuário
decidir sobre o modelo preferido, "conforto" é o tópico mais mencionado pelos
participantes da pesquisa (67%). Na sequência, aparecem "preço acessível" (56%)
e "tecnologia" (52%). O estudo também mostra que o "fator tecnológico" é
importante para 65% daqueles que compraram um carro zero quilômetro neste ano.
Por outro lado, as dificuldades mais latentes na hora de tomar a
decisão de comprar um automóvel, segundo a pesquisa da Webmotors, são
"encontrar um preço acessível" (80%), "achar o modelo desejado" (75%) e
"encontrar as especificações do veículo" (56%).
Faixas de preços mais procuradas
O levantamento aponta que 83% dos respondentes adquiriram um
veículo seminovo com faixas de preço entre R$ 50 mil a 80 mil (27%), R$ 80 mil
a R$ 120 mil (24%) e até R$ 50 mil (23%). Uma concessionária ou loja foi o
local de compra mais acessado por 76% dos respondentes, contra 24% que
realizaram a aquisição do automóvel diretamente de outra pessoa física.
Quanto à categoria, 39% dos compradores optaram pelo SUV na aquisição de seu
novo carro, à frente de sedã (29%), hatch (22%), picape (7%) e crossover (3%).
Destes, 95% escolheram um carro de motor à combustão.
Forma de pagamento mais utilizada
A pesquisa revela que 45% dos usuários utilizaram o
financiamento do veículo como modo de pagamento. O financiamento foi dividido
em três modalidades: entrada em dinheiro; o carro atual como entrada; e
financiamento total. Ao todo, 87% dos respondentes disseram que pesaria na
escolha da instituição financeira ter algum tipo de desconto em produtos ou
experiências.
De acordo com a CMO da Webmotors, Natalia Spigai, a procura por
um carro maior, tecnológico e que cause menos dor de cabeça, especialmente após
muito tempo com o modelo atual, são os principais gatilhos para a troca de
veículo. "Nesse momento, a maioria dos usuários considera um automóvel que
traga mais benefícios para o dia a dia. A motivação para a decisão é, portanto,
a necessidade, afinal, as pessoas desejam um veículo que traga atualizações
tanto em tecnologia quanto em suas funcionalidades", explica.
Comodidade e realização de um sonho são outros pontos
importantes na hora da escolha. "Contudo, o consumidor busca um veículo que
tenha um bom custo-benefício, seja econômico, confortável e tenha um preço
acessível, sendo essencial para atender às suas expectativas", acrescenta
Natalia.
O levantamento da Webmotors ouviu 664 pessoas. A amostragem teve
em sua composição 16% de mulheres e 84% de homens, a maior parte dos
entrevistados na faixa etária de 36 a 45 anos (31%) e habitantes da região
sudeste (68%).
Sobre a Webmotors
A Webmotors foi a primeira marca brasileira a inovar
na forma de comprar e vender carros e é o principal ecossistema automotivo, que
engloba desde a compra, venda e uso do veículo, oferecendo soluções completas
para o segmento no Brasil. Fundada em 1995, Webmotors foi pioneira na inovação
do marketplace online automotivo e continua a definir o padrão para compra,
venda e pesquisa online automotiva.
Em 2002, o Grupo Santander Brasil se juntou à Webmotors como seu
principal parceiro e, em abril de 2013, a empresa deu boas-vindas à Carsales,
que adquiriu uma participação de 30%. Desde então, a empresa de tecnologia
australiana contribuiu para a aceleração do crescimento da Webmotors e, em
março de 2023, a Carsales aumentou sua participação acionária na Webmotors para
70%. O Santander mantém os outros 30%, além da exclusividade comercial, sendo o
parceiro de crédito, seguros e soluções financeiras para transações feitas por
meio da plataforma da Webmotors.