Líder da oposição na Câmara, o deputado bolsonarista Filipe Barros (PL-PR) quer que os Estados Unidos expliquem a construção de uma megaestrutura na embaixada americana em Brasília.
O pedido de explicação foi anunciado pelo parlamentar na quinta-feira (31/10) e protocolado na Câmara. Barros quer que a representação americana no Brasil explique o porquĂȘ da necessidade da obra.
"Por se tratar de questão de soberania nacional, estou protocolando um pedido de esclarecimento para a embaixada americana explicar ao povo brasileiro o porquĂȘ da necessidade de uma estrutura tão grande com 9 andares subterrâneos", afirma o deputado.
Em maio de 2024, a embaixada dos Estados Unidos lançou a pedra fundamental da obra. O projeto da nova sede foi inspirado nas criações e referĂȘncias arquitetônicas dos brasileiros Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx.
A expectativa é que o projeto seja concluído entre quatro e sete anos. O novo prédio da missão dos Estados Unidos terĂĄ nove andares subterrâneos. O consulado americano no Rio de Janeiro também irĂĄ passar por reformas.
Fontes da embaixada americana explicaram à coluna que a obra não terĂĄ nove andares subterrâneos, como afirmou o deputado. Segundo elas, haverĂĄ apenas um andar abaixo do solo, onde funcionarĂĄ a secção consultar.
Ainda de acordo com essas fontes, as vigas de sustentação do novo prédio terão 29 metros de profundidade, o que seria equivalente a nove andares.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br/