10/11/2024 +55 (83) 98773-3673

PolĂ­tica

Andre@zza.net

EFEITO BOLSONARO: PT Debate Possível Retirada de Lula da Disputa pela Reeleição em 2026

Por Blog do Elias Hacker 31/10/2024 às 16:03:04

Reprodução TV Band

A possibilidade de Luiz InĂĄcio Lula da Silva não concorrer à reeleição em 2026 jĂĄ é tema de discussões internas entre as principais lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT). Integrantes do partido avaliam diferentes cenĂĄrios caso o presidente opte por encerrar sua carreira polĂ­tica sem tentar um novo mandato. As informações são da jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo.

Um dos principais fatores que podem influenciar essa decisão é a popularidade de Lula e a aprovação de seu governo. Segundo pesquisa Datafolha, 35% dos brasileiros avaliam sua gestão como ótima ou boa, enquanto 30% consideram regular e 33% a classificam como ruim ou péssima. Dados da Quaest indicam 51% de aprovação contra 45% de reprovação. Para garantir uma disputa eleitoral mais tranquila, o apoio ao governo precisaria aumentar nos próximos anos, ponderam lĂ­deres petistas.

O temor entre aliados é que Lula conclua, em 2026, que o melhor desfecho para sua carreira polĂ­tica seria encerrar com a vitória eleitoral de 2022. Assim, evitaria o risco de uma derrota em sua Ășltima eleição presidencial, o que poderia comprometer o legado do ex-presidente.

Caso Lula opte por concorrer e perca, a expectativa é de que ele dificilmente se envolvesse em uma revanche eleitoral em 2030, quando teria 85 anos, encerrando um eventual novo mandato jĂĄ próximo dos 90.

Apesar desses riscos, a pressão para que Lula se candidate serĂĄ imensa, argumentam fontes do PT. O partido e a esquerda brasileira enfrentam uma "ludodependĂȘncia", devido à falta de outra liderança com o mesmo poder de atrair votos. Sem Lula, as chances de vitória poderiam despencar, colocando em xeque a força polĂ­tica do campo progressista.

Sem a candidatura de Lula, a bancada do PT e partidos aliados poderiam sofrer uma redução drĂĄstica, abrindo espaço para que a direita volte a dominar a PresidĂȘncia da RepĂșblica por décadas. As lideranças do partido consideram o desafio de reestruturar a base e encontrar uma nova liderança como urgente, caso Lula decida não disputar a reeleição.


Assista o vĂ­deo abaixo:


Fonte: Hora Brasilia / VĂ­deo: RĂĄdio Band News

Comunicar erro
ComentĂĄrios