23/11/2024 +55 (83) 98773-3673

Geral

Andre@zza.net

Procuradores fazem coquetel em palácio no RJ com patrocínio de bancos

Por Blog do Elias Hacker 26/10/2024 às 09:14:25

Procuradores, promotores e juízes se reúnem neste domingo (27/10) em um coquetel para confraternizarem o início de um evento patrocinado por bancos privados, grandes empresas e entidades com processos judiciais. A festa ocorrerá na Ilha Fiscal, na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, e os participantes deverão vestir traje esportivo.

A ilha sedia um castelo histórico, de estilo neogótico. O local foi palco do evento que ficou conhecido como "O Último Baile do Império", festa pomposa realizada uma semana antes da Proclamação da República. Atualmente, a ilha faz parte do Complexo Cultural da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM).

O evento é organizado pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e pelo Instituto Roberto Lyra. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) também ajuda na realização.

A coluna teve acesso a um convite realizado a autoridades pelo procurador-geral Jarbas Soares Júnior, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Ele é o atual presidente do CNPG, um dos organizadores do evento. Ao fim do convite, uma recomendação: traje esportivo.

Convite enviado pelo procurador Jarbas Soares Filho recomenda traje esportivo para coquetel em palácio de ilha no Rio de Janeiro

Convite enviado pelo procurador Jarbas Soares Filho recomenda traje esportivo para coquetel em palácio de ilha no Rio de Janeiro

O evento tem duração de três dias. A única programação de domingo é o coquetel de confraternização. Na segunda (28/10) e terça-feira (29/10), o II Congresso do CNPG contará com palestras de magistrados e procuradores. Nesses dois dias os painéis acontecerão no auditório da FGV. O ingresso custa R$ 1 mil.

Entre os patrocinadores estão instituições financeiras, como o Banco Master e o Banco BMG, e grandes empresas, como a construtora MRV Engenharia; a Rede Ipiranga, de postos de gasolina; e a Aegea, referência no setor privado de saneamento básico.

Soma-se, ainda, à lista de patrocinadores: Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Sindiextra, Multiplan (shoppings), Sebrae, Firjan, Instituto Combustível Legal, Grupo TechBiz e Prefeitura do Rio de Janeiro.

A programação conta com palestras dos ministros Luiz Fux (STF), João Otávio Noronha (STJ), Mauro Campbell (STJ), Rogério Schietti (STJ) e Benedito Gonçalves (STJ), do secretário Mário Sarrubbo (MJSP) e do presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, além de membros de tribunais e de Ministérios Públicos.

O que dizem os organizadores
A coluna perguntou à Conamp qual o valor total do evento e se os organizadores irão pagar transporte, hospedagem e alimentação dos convidados, mas a associação não respondeu – apesar de afirmar que as iniciativas são conduzidas de forma transparente.

"A participação dos associados e o financiamento de suas iniciativas são conduzidos de forma transparente, garantindo a independência funcional dos membros e respeitando a autonomia da entidade", explicou a entidade.

"As atividades da Conamp são planejadas e realizadas com rigorosa observância das normas legais e dos princípios éticos que orientam a atuação dos membros da instituição", acrescentou a associação.

Neste ano, o tema do congresso será "A era digital e os desafios da Justiça e do Ministério Público". "A programação inclui palestras e debates com membros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Ministério Público e especialistas em tecnologia, promovendo discussões sobre questões técnicas e acadêmicas relevantes para o Ministério Público e a sociedade", reforçou a associação.


Fonte: Por Metrópoles

Comunicar erro
Comentários