O fornecimento de energia elétrica voltou a cair em Cuba. Segundo o Sindicato Elétrico do país, houve uma "total desconexão do sistema eletroenergético nacional" por volta das 6h15 deste sábado (19) – poucas horas depois de o governo anunciar o restabelecimento do serviço após o apagão de sexta-feira (18).
Lázaro Guerra, diretor de Eletricidade do Ministério de Energia e Minas de Cuba, disse que, no momento, o país tem microssistemas de energia em todas as províncias, exceto em Artemisa, que têm potência limitada. Agentes especializados foram acionados para restabelecer o serviço, enquanto geradores tentam suprir a falta de luz.
Em nota, o Sindicato Elétrico Cubano instou a população a moderar o consumo de energia até que a situação seja resolvida. "Pede-se aos consumidores que têm fornecimento de energia que limitem o seu consumo ao necessário, uma vez que os clientes estão a ser atendidos com muito pouca energia", diz o texto.
Apesar da recomendação, a empresa não explicou o motivo da falta de energia. O governo cubano, no entanto, vem atribuindo a rotina de apagões à infraestrutura deteriorada das usinas termelétricas e à escassez de combustível. O aumento da demanda de energia por pequenas e médias empresas também parece estar afetando o sistema.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br/