Os investidores americanos estão dando sinais de que aumentou a expectativa de uma vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2024, aponta análise feita pelo Gavekal Research, que faz pesquisas de mercado e macroeconomia.
"Os investidores estão ficando mais otimistas sobre as ações americanas, como visto pela alta do S&P 500. A parcela dos que se sentem pessimistas em relação ao futuro está diminuindo, de acordo com pesquisa do sentimento do investidor da Associação Americana de Investidores Individuais (AAII)", diz a análise, assinada por Tan Kai Xian.
Outros indicadores que mostram esta tendência são a alta recente do índice de volatilidade Vix e uma diminuição dos spreads de crédito corporativo.
O maior interesse nas ações de empresas americanas, segundo a Gavekal, pode se dever ao possível cenário em que os republicanos conquistem a Casa Branca, a Câmara e o Senado. Nesse contexto, Trump conseguiria implantar mais facilmente propostas como cortes de impostos a empresas e desregulamentação.
"Tudo isso deve ampliar os lucros das corporações americanas e compensar o impacto econômico de políticas de restrição à imigração", escreve a Gavekal.
"Por outro lado, uma vitória democrata ampla provavelmente seria neutra para as ações americanas, já que o aumento de taxas para corporações e mais regulações vão pesar sobre os lucros, mesmo com o impulso econômico a ser gerado por mais gastos públicos e políticas mais abertas de imigração", aponta a análise.
A Gavekal pondera, no entanto, que a mudança nos indicadores pode ter sido gerada pelo próprio interesse dos agentes do mercado em busca de retornos. "Pode ser que os investidores estejam simplesmente antecipando o melhor cenário possivel de resultado eleitoral em termos de perfomances de ações de curto prazo."
Em sites de apostas, há também maior otimismo sobre uma vitória de Trump. De acordo com o site Election Betting Odds, que reúne dados de páginas como Betfair, Smarkets e PredictIt, o republicano passou Kamala nos últimos dias e agora teria 56,3% de chances de ganhar. Kamala soma 43,2%.
O que dizem as pesquisas nos EUA?
A maioria das pesquisas eleitorais aponta uma situação de empate técnico entre os dois, com ligeira vantagem para Kamala. Segundo o agregador de pesquisas 538, a democrata tem 48,6% dos votos, e Trump, 46%, na soma dos votos populares.
Um ponto que tem chamado a atenção é que Trump teria ganhado ligeiras vantagens em alguns estados decisivos nas últimas semanas, como um avanço de 0,8 ponto percentual em Wisconsin e 1,2 ponto em Nevada.
Embora o avanço tenha ocorrido dentro da margem de erro, a mudança foi interpretada por alguns como sinal de um bom momento do ex-presidente.
Por outro lado, Kamala não conseguiu manter o momento de impulso que teve após ser confirmada como candidata, em agosto, e viu a situação de empate permanecer, mesmo tendo feito diversos atos de campanha e recebido mais de 1 bilhão de dólares em doações, ao somar com o total arrecadado antes pelo presidente Joe Biden.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br/