São Paulo, outubro de 2024 –
Pesquisa da Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal
portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, revela que 87% dos
usuários da plataforma de todo o país com idade entre 18 e 35 anos têm a
intenção de comprar ou trocar de carro até 2025. Desse total, 54% pretendem
fazê-lo ainda no segundo semestre deste ano, segundo dados do Webmotors
Autoinsights.
Nessa mesma faixa etária, 67%
dos entrevistados possuem automóvel, segundo o levantamento. Entre eles, 34%
adquiriram o veículo há um ano, enquanto 18% efetuaram a compra faz dois anos.
Em relação ao perfil do carro atual, 44% dos que possuem um veículo têm um
hatch, 23% são donos de um automóvel fabricado entre 2016 e 2019, 22%
proprietários de modelos entre 2012 e 2015, e 18% de automóveis produzidos de
2020 a 2023.
O estudo da Webmotors mostra
também que as principais motivações para promover a substituição são o
envelhecimento do carro atual (37%), o costume de trocar o veículo (27%), a
necessidade de um automóvel mais potente (24%) e ter um modelo mais espaçoso
(20%).
Preferências para o próximo carro
Com
relação à próxima aquisição, os usuários que possuem carro e intencionam
trocá-lo escolheriam, em primeiro lugar, um sedã (32%), seguido por hatch
(31%), SUV (23%), picape (23%) e perua (2%). Quando questionados sobre qual
tipo de motor desejado, a maioria (66%) optaria pelo flex.
Entre
os que querem um automóvel híbrido (7%) ou elétrico (1,4%) a economia de
combustível é o principal fator de decisão na hora da compra (82%), seguida
pela atração por veículos dessa categoria (34%) e o gosto por experimentar
novas tecnologias (25%). O estudo da Webmotors destaca que 70% dos respondentes
estariam dispostos a pagar um valor mais elevado por ambos os modelos.
"A
partir dessa pesquisa, observamos que, no segundo semestre deste ano e até
mesmo para 2025, a intenção de compra segue alta, reiterando que o carro é um
sonho de consumo para os brasileiros dessa faixa etária", afirma Natália
Spigai, CMO da Webmotors. "Os dados indicam que os jovens brasileiros são um
público estratégico para o setor e que estamos preparados para atender às suas
demandas. Ao entender as preferências e expectativas desses usuários, podemos
oferecer soluções mais personalizadas e eficientes."
O
levantamento foi realizado com cerca de 3 mil pessoas em todo o Brasil.
Sobre a
Webmotors
A
Webmotors (www.webmotors.com.br)
foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e
é o principal ecossistema automotivo, que engloba desde a compra, venda e uso
do veículo, oferecendo soluções completas para o segmento no Brasil. Fundada em
1995, Webmotors foi pioneira na inovação do marketplace online automotivo e
continua a definir o padrão para compra, venda e pesquisa online automotiva.
Em
2002, o Grupo Santander Brasil se juntou à Webmotors como seu principal
parceiro e, em abril de 2013, a empresa deu boas-vindas à carsales.com Ltd.,
que adquiriu uma participação de 30%. Desde então, a empresa de tecnologia australiana
contribuiu para a aceleração do crescimento da Webmotors e, em março de 2023, a carsales.com Ltd.
aumentou sua participação acionária na Webmotors para 70%. O Santander mantém
os outros 30%, além da exclusividade comercial, sendo o parceiro de crédito,
seguros e soluções financeiras para transações feitas por meio da plataforma da
Webmotors.