25/11/2024 +55 (83) 98773-3673

Geral

Andre@zza.net

87% dos usuários jovens desejam adquirir ou substituir seu carro até 2025, aponta estudo da Webmotors

Levantamento realizado pela Webmotors mostra que 54% desse total pretendem adquirir um veículo ainda no segundo semestre deste ano; Sedã é a carroceria favorita entre os entrevistados da faixa etária entre 18 e 35 anos

Por Blog do Elias Hacker 11/10/2024 às 08:05:12

Foto: Reprodução.

São Paulo, outubro de 2024 – Pesquisa da Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, revela que 87% dos usuários da plataforma de todo o país com idade entre 18 e 35 anos têm a intenção de comprar ou trocar de carro até 2025. Desse total, 54% pretendem fazê-lo ainda no segundo semestre deste ano, segundo dados do Webmotors Autoinsights.

Nessa mesma faixa etária, 67% dos entrevistados possuem automóvel, segundo o levantamento. Entre eles, 34% adquiriram o veículo há um ano, enquanto 18% efetuaram a compra faz dois anos. Em relação ao perfil do carro atual, 44% dos que possuem um veículo têm um hatch, 23% são donos de um automóvel fabricado entre 2016 e 2019, 22% proprietários de modelos entre 2012 e 2015, e 18% de automóveis produzidos de 2020 a 2023.

O estudo da Webmotors mostra também que as principais motivações para promover a substituição são o envelhecimento do carro atual (37%), o costume de trocar o veículo (27%), a necessidade de um automóvel mais potente (24%) e ter um modelo mais espaçoso (20%).


Preferências para o próximo carro

Com relação à próxima aquisição, os usuários que possuem carro e intencionam trocá-lo escolheriam, em primeiro lugar, um sedã (32%), seguido por hatch (31%), SUV (23%), picape (23%) e perua (2%). Quando questionados sobre qual tipo de motor desejado, a maioria (66%) optaria pelo flex.

Entre os que querem um automóvel híbrido (7%) ou elétrico (1,4%) a economia de combustível é o principal fator de decisão na hora da compra (82%), seguida pela atração por veículos dessa categoria (34%) e o gosto por experimentar novas tecnologias (25%). O estudo da Webmotors destaca que 70% dos respondentes estariam dispostos a pagar um valor mais elevado por ambos os modelos.

"A partir dessa pesquisa, observamos que, no segundo semestre deste ano e até mesmo para 2025, a intenção de compra segue alta, reiterando que o carro é um sonho de consumo para os brasileiros dessa faixa etária", afirma Natália Spigai, CMO da Webmotors. "Os dados indicam que os jovens brasileiros são um público estratégico para o setor e que estamos preparados para atender às suas demandas. Ao entender as preferências e expectativas desses usuários, podemos oferecer soluções mais personalizadas e eficientes."

O levantamento foi realizado com cerca de 3 mil pessoas em todo o Brasil.

Sobre a Webmotors

A Webmotors (www.webmotors.com.br) foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e é o principal ecossistema automotivo, que engloba desde a compra, venda e uso do veículo, oferecendo soluções completas para o segmento no Brasil. Fundada em 1995, Webmotors foi pioneira na inovação do marketplace online automotivo e continua a definir o padrão para compra, venda e pesquisa online automotiva.

Em 2002, o Grupo Santander Brasil se juntou à Webmotors como seu principal parceiro e, em abril de 2013, a empresa deu boas-vindas à carsales.com Ltd., que adquiriu uma participação de 30%. Desde então, a empresa de tecnologia australiana contribuiu para a aceleração do crescimento da Webmotors e, em março de 2023, a carsales.com Ltd. aumentou sua participação acionária na Webmotors para 70%. O Santander mantém os outros 30%, além da exclusividade comercial, sendo o parceiro de crédito, seguros e soluções financeiras para transações feitas por meio da plataforma da Webmotors.

Comunicar erro
Comentários