Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Futuro do BC:

Futuro do BC: comissão do Senado sabatina Galípolo nesta terça


O indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Siva (PT) para o comando do Banco Central, Gabriel Galípolo, será sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado nesta terça-feira (8/10). Em seguida, a indicação também deve ser levada ao plenário da Casa.

Galípolo é, atualmente, diretor de Política Monetária do Banco Central. Já foi secretário-executivo do Ministério da Fazenda, braço-direito do ministro Fernando Haddad.

O economista conversou com mais de 60 senadores desde que foi indicado por Lula, em 28 de agosto. O nome tem aceitação no mercado e não deve sofrer resistências dentro do Senado.

Em 4 de setembro, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já havia anunciado que a indicação de Galípolo seria votada no plenário assim que o primeiro turno das eleições passasse.

O governo chegou a tentar marcar a sabatina para setembro, mas não houve a presença suficiente de senadores para que a indicação avançasse. Muitos estavam em suas bases fazendo campanha eleitoral.

Galípolo vai substituir o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula fez várias manifestações negativas contra Campos Neto, sobretudo com críticas à taxa básica de juros, a Selic. Seu mandato se encerra em dezembro deste ano. Caso seja aprovado, o indicado de Lula ficará no cargo de 2025 a 2028.

O relator da indicação na CAE é o líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA).

Oposição não tem resistência ao nome
O nome de Galípolo além de ser bem recebido pela base de apoio do presidente Lula no Senado, é bem visto pela oposição ao governo. No PL, a avaliação é que não será criada nenhuma dificuldade durante a sabatina.

O líder do PL no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), afirmou ao Metrópoles que o partido entende que a indicação é uma prerrogativa do presidente da República e que o nome de Galípolo é qualificado para o comando da autoridade monetária do Brasil.

agoranoticiasbrasil.com.br/

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!