Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 jĂĄ podem consultar a cartilha de redação. O material estĂĄ disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e traz informações sobre a Matriz de ReferĂȘncia da prova, além de apresentar amostras comentadas de redações que receberam pontuação mĂĄxima (1.000 pontos) no exame de 2023.
A redação serĂĄ aplicada no primeiro dia de provas, em 3 de novembro, juntamente com 90 questões de CiĂȘncias Humanas e Linguagens. Os participantes precisarão escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta e dos textos motivadores. A nota poderĂĄ chegar a 1.000 pontos, mas hĂĄ critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema e texto com até sete linhas.
Por isso, o Inep alerta que, ao elaborar o texto, o estudante deve ficar atendo as seguintes competĂȘncias:
Segundo o Inep, cada avaliador atribuirĂĄ uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competĂȘncias da redação. A soma desses pontos vai compor a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante serĂĄ a média aritmética entre as notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
E o tema?
O tema da redação do Enem é apresentado apenas no momento da prova, no caderno de questões. É uma completa surpresa e, por isso, cria muitas expectativas. Neste ano, os educadores estão apostando em temas como: desafios para combater a prĂĄtica de bullying no ambiente escolar; o impacto das mudanças climĂĄticas no mundo; o uso excessivo de telas atrelado à saúde mental; e a regulamentação da InteligĂȘncia Artificial.
O que é o Enem?
O Enem é responsĂĄvel por avaliar o desempenho escolar dos alunos ao término da educação bĂĄsica. A nota do exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio de iniciativas do governo federal, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados ainda podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convĂȘnio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, 51 instituições, incluindo universidades e institutos politécnicos, aceitam as notas do Enem nos processos de admissão.
Confira o cronograma de 2024:
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br/