Na Venezuela, o ditador Nicolás Maduro deu início, na última segunda-feira (30), às festividades de Natal e Ano Novo. Ele antecipou as celebrações em seu programa de TV.
– De 1º de outubro a 15 de janeiro, digo desde já, com esta bela canção que vamos interpretar, Feliz Natal em paz e felicidade. Feliz Ano Novo e nos vemos nas ruas e praças – falou Maduro.
Para marcar o início antecipado das festas de fim de ano, foi tocada a canção infantil Corre caballito.
Ainda durante seu programa, na segunda-feira, o líder venezuelano criticou a Conferência Episcopal, que recentemente lembrou que a liturgia do Natal é celebrada no mundo católico no dia 25 de dezembro.
– Alguns homens de batina saíram para dizer que há Natal somente se eles decretarem. Não, não, senhor de batina, você aqui não decreta nada. Jesus Cristo pertence ao povo, o Natal é do povo e o povo celebra o Natal quando quiser celebrar o Natal – falou o ditador.
E acrescentou:
– Nós temos que estar em celebração e felicidade, em festa permanente.
Ele convidou músicos populares e até artistas internacionais, como Bonny Cepeda e Omar Enrique, para que ocupem "todas as praças, todos os espaços públicos".
Ao lado de figuras ligadas ao chavismo, ele ressaltou que "está proibido se aborrecer de 1º de outubro a 15 de janeiro".
No fim de agosto, Maduro já havia dito que ia antecipar o início das celebrações de fim de ano.
A posse do novo mandato do ditador está prevista para o dia 1o de janeiro de 2025.
No país, os principais supermercados anteciparam a decoração natalina e já exibem produtos típicos da temporada.
Fonte: As informações são do jornal O Globo.