Tramita no Senado Federal um projeto de lei (3.670/2023) que prevĂȘ isenções tributĂĄrias para empresas que contratarem trabalhadores jĂĄ aposentados. Deste modo, funcionĂĄrios que mesmo aposentados continuam trabalhando formalmente poderiam ficar isentos da continuidade da contribuição previdenciĂĄria.
O texto, que é do ex-senador Mauro Carvalho Junior (MT), avançou no mĂȘs passado na Comissão de Assuntos Econômicos no Senado.
Em resposta a Itatiaia, no programa "Bom Dia, Ministro" no Canal GOV, o Ministro da PrevidĂȘncia Social, Carlos Lupi, disse que isenções não ajudam o governo a pagar a conta, e que hoje jĂĄ existe uma grande quantidade de empresas que são isentas do pagamento da previdĂȘncia.
"É claro que ninguém gosta de ser taxado, ninguém gosta de pagar imposto em qualquer lugar do planeta Terra. Agora, como a PrevidĂȘncia vai sobreviver e não tiver receita? Essa é a grande pergunta que tem que se fazer. É muito fĂĄcil ser simpĂĄtico com a população e dizer: vamos isentar, vamos abonar tudo. Mas como é que paga a conta? Como é que a gente vai fazer para fechar a conta no final do mĂȘs? É a questão que tem que ser muito aprofundada, muito discutida para saber que se tira de um, tem que ter outra fonte de renda. Se não tiver outra fonte de renda não tem como pagar. Nós temos no nosso Brasil muitos grandes grupos econômicos que não pagam nada à PrevidĂȘncia Social. Muitas isenções para não pagar nada", declarou.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br