São Paulo – Nos próximos dias, as pesquisas eleitorais refletirão os impactos, nas ruas, da cadeirada dada por José Luiz Datena (PSDB) em Pablo Marçal (PRTB) durante o debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo promovido pela TV Cultura nesse domingo (15/9).
Ao menos trĂȘs institutos de pesquisa farão levantamentos eleitorais nesta semana: Quaest, Datafolha e ParanĂĄ Pesquisas. Nos trĂȘs casos, a coleta de respostas serĂĄ feita incluindo a percepção do público após o debate de domingo e mostrando como isso pode movimentar as campanhas de Datena e Marçal.
Os trĂȘs últimos levantamentos feitos pelos institutos mostram o crescimento do prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), após o início da propaganda eleitoral gratuita no rĂĄdio e na TV, e em meio à queda do próprio Datena.
O cenĂĄrio, no entanto, continua apertado entre Nunes e o deputado federal Guilherme Boulos (PSol), que empatam tecnicamente na liderança tanto do Datafolha como do ParanĂĄ Pesquisas, deixando Marçal como terceiro colocado. A exceção é a pesquisa Quaest, que mostra os trĂȘs tecnicamente empatados, com Nunes e o influenciador numericamente à frente do psolista.
Datena, que figura em quarto lugar, reforçou mais de uma vez que não se arrepende da agressão. As pesquisas mostrarão se a atitude do apresentador e o seu posicionamento podem se converter em melhorias nas pesquisas, implicando uma transferĂȘncia de votos de Nunes, com quem disputa o eleitorado nas periferias.
Os resultados também devem refletir como os eleitores enxergaram a reação de Marçal, que passou a noite em observação no hospital e foi acusado por seus adversĂĄrios de capitalizar politicamente a agressão. Segundo o boletim médico, apesar do "traumatismo na região do tórax à direita e em punho direito", ele não apresentou "maiores complicações associadas".
A pesquisa da Quaest começou a ser aplicada no próprio domingo e serĂĄ encerrada nesta terça-feira (17/9), em meio ao reencontro de Marçal e Datena em novo debate, feito pela RedeTV e pelo UOL.
O Datafolha farĂĄ as entrevistas entre terça e quinta e divulgarĂĄ o resultado na própria quinta (19/9). JĂĄ o ParanĂĄ Pesquisas iniciou a coleta nesta segunda (16/9) e finalizarĂĄ na quinta.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br/