Nesta matéria, iremos mostrar os principais LSVs (veículos de baixa velocidade) legais na maioria dos estados dos EUA.
Os LSVs são veículos também conhecidos como micro-carros que atingem, no máximo, 40 km/h. Conheça, a seguir, os principais modelos:
Eli ZERO
- O Eli ZERO é um veículo totalmente elétrico de dois lugares que já está disponível na Europa como quadriciclo, mas deve entrar no mercado dos EUA em breve como um LSV legalizado nas ruas;
- Ainda em 2023, a Eli se prepara para piloto exclusivo do Eli ZERO nos EUA;
- A empresa lançará programa de pré-venda e planeja entregar número limitado de veículos nos EUA até o final do ano;
- O Eli ZERO foi projetado desde o início como LSV para atender aos padrões federais de segurança de veículos motorizados para LSVs e aos requisitos CARB da Califórnia;
- Inicialmente projetado para o mercado dos EUA, o Eli ZERO foi posteriormente desenvolvido em versão europeia do veículo, que já foi disponibilizada em regiões selecionadas da Europa;
- Com base na experiência internacional adquirida, a empresa planeja lançar edição especial do Eli ZERO para o mercado dos EUA;
- O preço não foi anunciado para os EUA, mas o Eli Zero custa cerca de 14 mil na Europa, ou aproximadamente US$ 15 mil (R$ 73,1 mil).
Nos EUA, cerca de 60% das viagens têm menos de 9,6 km, e os carros em áreas urbanas se movem mais lentamente do que você imagina. A velocidade média de um carro em Midtown Manhattan é de apenas 7,5 km/h. À medida que as pessoas buscam maneiras acessíveis, práticas e ecológicas de se locomover, a demanda por micro-EVs avançados como o Eli ZERO deve aumentar. De acordo com a McKinsey, o mercado endereçável pode chegar a US$ 100 bilhões [R$ 487,4 bilhões] até 2030, e a Eli está bem posicionada para aproveitar as oportunidades apresentadas por esta era transformadora.
Marcus Li, CEO e fundador da Eli, em entrevista ao Electrek
Wink Motors
- Atualmente, a Wink possui quatro modelos diferentes de LSVs que foram homologados para uso legal nas ruas dos EUA;
- Dois de seus modelos, o Sprout e o Sprout Solar, são projetados para motoristas preocupados com o orçamento, chegando a pouco menos de US$ 10 mil (R$ 48,7 mil);
- Os modelos mais premium, conhecidos como Mark 1 e Mark 2 Solar, ainda têm preços bastante baixos, cerca de US$ 12 mil (R$ 58,4 mil);
- Todos os modelos têm quatro lugares e especificações de desempenho semelhantes, apresentam baterias de fosfato de ferro de lítio (LiFePO4) mais seguras como padrão e incluem ar-condicionado.
As versões solares de cada estilo de carroceria incluem grande painel solar no teto para recarregar parcialmente a bateria do Sol.
Os painéis são suficientemente grandes para adicionar cerca de 8 km de alcance por dia, ou ainda mais em áreas com muito Sol. Para aqueles que usam o veículo apenas na cidade ou no bairro, isso pode ser suficiente para nunca carregar os veículos na parede para carregar em casa.
Em comparação com a maioria dos outros LSVs legais de rua com estilo buggy nos EUA, os modelos da Wink são um pouco mais parecidos com carros em suas aparências, especialmente o Mark 1 e o Mark 2 solar.
Os preços também se comparam favoravelmente aos LSVs de custo mais alto, colocando os veículos Wink mais próximos dos preços dos carrinhos de golfe LSV.
WAEV GEM
O GEM é um dos carros minúsculos originais de baixa velocidade para popularizar o conceito de um veículo elétrico de bairro (NEV). A empresa mudou de propriedade algumas vezes, mais recentemente saindo do guarda-chuva da Polaris e agora se estabelecendo com a WAEV.
- Os GEMs são em grande parte veículos ao ar livre, semelhantes a um carrinho de golfe, embora tenham opções de acessórios para adicionar portas para uma experiência mais fechada;
- Eles são populares em locais comerciais, campi, aeroportos e outros locais que exigem transporte de pessoas que não são necessariamente carros ou que exigem o uso de veículos internos;
- Os GEMs são alguns dos LSVs mais refinados na estrada, com muitos anos de desenvolvimento e inovações;No entanto, os preços altos os tornam mais caros do que um simples carrinho de golfe ou outros LSVs mais recentes no mercado.
Apesar dos preços aparentemente mais baixos, a partir de cerca de US$ 14 mil (R$ 68,2 mil), os veículos do modelo básico vêm com tecnologia de bateria de chumbo-ácido de décadas.
A atualização para uma bateria de íon de lítio moderna e adequada custa mais de US$ 9 mil (R$ 43,8 mil). Portanto, embora esses veículos pareçam ótimos e funcionem bem, eles são caros o suficiente para serem deixados para uso comercial.
AYRO
Não há muitos minicaminhões elétricos legais nos EUA, mas a AYRO está tentando mudar isso. Esta startup de veículos elétricos com sede no Texas está se aproximando da produção de seu minicaminhão AYRO Vanish.
O Vanish vem em design de mesa padrão, mas os complementos podem transformá-lo em espécie de caminhonete com três portas laterais dobráveis. Existem também opções de caixas de carga modulares que podem criar uma configuração de caminhão baú.
O Vanish está sendo produzido no Texas nas instalações da AYRO em Round Rock, tornando-o um dos primeiros minicaminhões elétricos produzidos nos EUA.
A versão LSV é homologada para uso em vias públicas, mas o AYRO também terá versão não homologada para propriedade privada e uso em campus. Esse modelo terá capacidade de carga maior e poderá aproveitar as especificações de desempenho que estão fora da estrutura regulatória dos LSVs nos EUA.
Com preço inicial de cerca de US$ 33 mil (R$ 160,8 mil), o Vanish é caro em comparação com a maioria dos LSVs.
Considerando que seu mercado-alvo são as aplicações comerciais e que o veículo é capaz de transportar muito mais do que a maioria dos LSVs, esse preço pode valer a pena para o tipo certo de cliente comercial que precisa de um minicaminhão elétrico.
Pickman
A Pickman é uma fabricante chinesa de minicaminhões elétricos. Já estiveram no quarteirão algumas vezes, inclusive por vários anos antes de começarmos a cobrir a empresa em 2019.
A empresa produziu várias versões de seus minicaminhões elétricos para o mercado dos Estados Unidos, projetados para atender aos padrões federais para LSVs.
Os minicaminhões são formas populares de veículos utilitários em muitas áreas do mundo, mas ainda não se popularizaram em grande número nos Estados Unidos.
Isso se deve em grande parte aos padrões e regulamentos de segurança para veículos motorizados nos EUA, que dificultam a entrada de veículos de produção de baixo volume nos EUA.
Mas com a criação da categoria LSV, mais minicaminhões elétricos começam a chegar aos Estados Unidos. A maioria dos minicaminhões elétricos importados da China não são permitidos nas ruas dos EUA, pois não cumprem os regulamentos LSV dos EUA, mas o Pickman foi homologado para venda nos EUA.
Os preços dos caminhões Pickman nos Estados Unidos começam logo ao norte de US$ 20 mil (R$ 97,4 mil), embora versões especiais, como quatro lugares e outras, venham com preços mais altos.
Club Car
A Club Car é uma das maiores fabricantes de carrinhos de golfe nos Estados Unidos e possui várias versões LSV de seus veículos.
Embora a maioria dos carrinhos de golfe padrão em sua linha não seja homologada como LSVs e, portanto, não atenda aos regulamentos federais para uso na estrada, os modelos LSV da empresa foram projetados para atender a esses requisitos federais.
A empresa possui modelos de quatro e seis lugares que se qualificam como LSVs, bem como versões utilitárias e até mesmo um veículo mini-caminhão elétrico projetado para atender aos padrões LSV.
Os preços começam em torno de US$ 13,5 mil (R$ 65,7 mil) para as opções mais acessíveis, mas aquelas usam baterias de chumbo-ácido de tecnologia mais antiga.
A empresa também está trabalhando em conceito interessante conhecido como CRU (visto acima), veículo ao ar livre mais luxuoso que combina a mobilidade de um carrinho de golfe com o luxo de um sofá na sala.
E-Z-GO
E-Z-GO é outro grande fabricante de carrinhos de golfe que também se expandiu para versões LSV de seus modelos populares.
Como os modelos LSV da Club Car, o Liberty LSV da E-Z-GO é, em grande parte, um carrinho de golfe homologado para uso na rua, atendendo aos regulamentos federais de segurança para veículos de baixa velocidade.
Isso significa que é um veículo ao ar livre, como um carrinho de golfe, possui bancos corridos, para-brisa de plástico plano e entrada fácil pelas laterais sem portas do veículo.
Ele também inclui mais alguns recursos de conforto, como sistema de infoentretenimento com streaming de música via Apple CarPlay e Android Auto.
Qualquer pessoa que esteja acostumada a dirigir carrinhos de golfe achará imediatamente familiar esse estilo de LSV, pois ele se parece e funciona muito como um carrinho de golfe tradicional.
Mas devido às modificações necessárias para homologação legal de rua, bem como ao pacote de bateria de íon-lítio, o preço é um pouco mais alto do que um simples carrinho de golfe. O Liberty LSV começa em cerca de US$ 20 mil (R$ 97,4 mil) e sobe a partir daí, dependendo dos acessórios.
MOKE America
A MOKE America oferece seus clientes ao ar livre nos EUA, com base no design britânico original popularizado nas cidades litorâneas europeias nos anos 1960 e 1970.
Ao contrário dos Mokes originais, estes são totalmente elétricos e, portanto, não requerem o mesmo nível de manutenção que os antigos motores de combustão. Mas eles ainda mantêm muito do mesmo charme clássico, desde a entrada baixa até o cockpit ventoso e capacidade para quatro pessoas.
O design especial certamente aumenta o preço, com um Moke a partir de cerca de US$ 23 mil (R$ 112,1 mil) antes de qualquer complemento, como capota ou portas de chuva.
Com informações de Electrek