O CEO da International Business Machines (IBM), Arvind Krishna, disse em uma nova entrevista à Bloomberg que a empresa espera interromper a contratação de empregos que, segundo ele, poderiam ser realizados com inteligência artificial (IA).
De acordo com a Bloomberg , Krishna disse que a contratação de empregos de "back-office" será desacelerada no próximo ano, observando que ele pode ver 30% desses 26.000 empregos sendo substituídos por IA. Isso significa que cerca de 7.800 desses empregos seriam perdidos, à medida que aumentam as preocupações sobre como a influência da IA ??pode impactar os setores acadêmico, tecnológico e empresarial.
"Eu poderia ver facilmente 30% disso sendo substituído por IA e automação em um período de cinco anos", disse ele.
Krishna disse que tarefas como fornecer cartas de verificação de emprego e trocar funcionários entre departamentos podem ser totalmente automatizadas. De acordo com o relatório, ele disse que outras tarefas de recursos humanos, como avaliar a produtividade, provavelmente não serão substituídas por automação ou IA nos próximos 10 anos.
Ele também disse que o país pode enfrentar uma recessão "rasa e curta" no final do ano, depois de ter dito anteriormente que achava que o país poderia evitá-la no final do ano passado.
A IBM anunciou no início deste ano que a empresa demitiria quase 4.000 empregos como resultado da separação de uma de suas filiais para se tornar sua própria empresa. A empresa disse na época que não é um reflexo das perspectivas financeiras da IBM.