Está começando e quer saber quais são as dicas de marketing digital que podem transformar resultados medianos em sucesso? Então você chegou ao lugar certo!
Criamos um guia simples, mas com tudo o que você precisa saber para começar a otimizar suas ações de marketing e realmente sentir os resultados que elas podem trazer para um negócio, seja ele online ou não.
O marketing digital é uma realidade e necessidade para empresas de todos os ramos, portes e setores, entretanto, muita gente ainda não sente resultados efetivos das suas ações. Isso acontece por não saberem COMO aplicar a estratégia de maneira correta.
Pensando nisso, neste artigo, listamos algumas dicas de marketing digital simples, mas efetivas.
Sim, nós vamos elencar as principais estratégias de marketing digital, mas antes de fazer isso é necessário entender como fazer para que elas realmente tragam resultados para a sua empresa.
Um erro muito comum de empreendedores é sair criando perfil em rede social, disparando e-mails, fazendo anúncios no Google, tudo isso sem saber o básico sobre quem são os clientes da empresa, como atingi-los, o que interessa a eles e mais.
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Pense comigo, você não começa um plano de prospecção sem saber para quem ligar, correto? Então, por que quando o assunto é marketing a estratégia parece ficar bem longe da prática do setor?
Mas, se falar em estratégia te assusta, vamos por partes. Listamos abaixo cinco etapas de como ter um bom marketing digital que vão te ajudar a dar os primeiros passos com mais segurança, sem demandar tanta energia quanto um planejamento estratégico.
Anote as principais dicas de marketing digital para sua empresa:
O marketing atual depende dessa informação para levar a sua mensagem para quem realmente vai comprar seu produto ou serviço.
A definição do perfil de cliente ideal, ou persona, é uma forma de facilitar a segmentação das campanhas de anúncios pagos, por exemplo, reduzindo os gastos desnecessários que a sua empresa tem com publicidade para atrair usuários que não tem interesse no produto.
Se você não tem muita certeza sobre a efetividade da criação de um perfil de cliente ideal, saiba que isso tem impacto em diversos resultados das estratégia de vendas marketing digital, entre eles:
O mercado digital tem muita concorrência seja nas estratégias de vendas ou marketing digital. Na prática, existem muitos negócios lutando por visualizações, alcance, cliques e leads, bem como muitas empresas em busca de conversões e vendas.
Então, como atrair clientes para a sua marca? Como criar ideias de marketing digital que façam os consumidores prestarem atenção em você e não no concorrente?
Fazer o anúncio mais chamativo, com as cores mais fortes, já não traz tanto resultado como antigamente.
Por isso, entenda plenamente quais os diferenciais da sua empresa e crie uma comunicação que destaque esses aspectos.
Lembre-se de considerar o que é importante para o cliente da marca, antes de iniciar as suas campanhas.
Investir só na publicação em redes sociais ou só na criação de anúncios pagos no Google Ads pode limitar o poder de alcance da sua marca, produto e serviço.
Atualmente, existem dezenas de possibilidades para o marketing, então aproveite-as.
A diversificação vai te ajudar a aproveitar as vantagens de cada canal e a minimizar os pontos contra também.
Por exemplo, os anúncios pagos trazem resultados imediatos de alcance, mas elevam o custo das ações de marketing. Por outro lado, o SEO traz resultados a médio e longo prazo, mas contribui para a credibilidade da empresa e para a redução do CAC.
É muito comum que empreendedores iniciantes invistam todas as suas forças em ações de atração, como os anúncios que falamos acima e as redes sociais.
Entretanto, esse é um grande erro! O primeiro motivo é que as campanhas se tornam muito caras. Segundo, porque você não dá continuidade a jornada do cliente até a tomada de decisão pela compra.
Segundo o estudo da Episerver, 92% dos que visitam um e-commerce pela primeira vez não compram. Isso quer dizer que você precisará investir em ações para levá-los novamente à sua página, por exemplo, ações de remarketing.
Entretanto, além de anúncios, é possível reduzir esse custo por meio das campanhas de captação de leads e envio de email marketing, por exemplo.
Com isso a comunicação se torna mais próxima e sua empresa pode agir mais ativamente para direcionar os consumidores ao fundo do funil de vendas.
Isso sem contar que estratégias de vendas e marketing digital como esta reduzem o custo da campanha.
Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de ter acesso a dezenas de dados sobre os resultados de suas ações. Dessa forma, é possível entender:
Mais uma vez você tem acesso a benefícios como redução do CAC, melhor aproveitamento de recursos e a possibilidade de otimização de resultados.
Agora que você já conhece as principais dicas de marketing digital, seguimos para a lista de principais ações da área e que devem ser consideradas em seu planejamento.
Atualmente muitas redes sociais estão à nossa disposição, entretanto, saber escolher em qual rede atuar é um passo importante de sua estratégia.
Entenda em qual rede a persona que seu negócio está e comece sua estratégia por elas.
Além de alcance é importante que você meça o engajamento de seus seguidores com suas páginas.
Em relação ao conteúdo a ser produzido NÃO transforme sua rede social em um mural de anúncios. Produza conteúdo relevante, alinhado aos interesses do seu público.
Dicas, modos de fazer, passo a passo, dados e pesquisas são conteúdos que ampliam o valor da sua rede para quem te acompanha.
Use as redes sociais na etapa de atração de uma estratégia de Inbound Marketing e leve usuários para seu site, landing page ou blog.
As redes sociais podem ser usadas como ferramenta de captação de leads.
A seguir, um infográfico que reúne e resume as principais características e números das mídias sociais mais usadas. Acompanhe as dicas de marketing digital, a seguir!
Pesquisas recentes mostram que 30% dos consumidores são mais propensos a comprar um produto recomendado por um influenciador.
As estratégias com influenciadores digitais é uma das dicas de marketing digital mais atuais e tem o objetivo de utilizar a reputação de alguém para atingir suas personas, usando o gatilho de prova social.
Em geral, os influenciadores digitais geram um forte engajamento digital, que é usado para divulgar produtos e serviços.
Atenção: ao escolher um influenciador digital para ser parceiro da sua marca garanta que ele tenha atuação sobre o seu segmento de público.
Para entender melhor como segmentar seu público; sugerimos o artigo; "Segmentação de clientes: tipos e benefícios para sua empresa".
Estudos apontam que o e-mail marketing tem um ROI de $38 para cada $1 investido.
Isso prova que o e-mail marketing é um poderoso aliado de sua estratégia digital.
Para isso, entretanto, é preciso aprender como criar uma campanha de e-mail que seja eficiente, com:
O e-mail marketing acompanha os leads em todo funil de vendas até a conversão.
Aproveite a sua lista de e-mails para vender mais. Como? Continue a leitura no artigo; "Como gerar leads e vender mais com Inbound email marketing".
Você quer que as páginas de seu site ou blog apareçam na primeira página do Google, correto?
Então você precisa investir em SEO.
Cada pequeno empresário que busca por dicas de marketing digital já ouviu falar sobre SEO, afinal, a estratégia está entre as principais ações de como fazer marketing digital eficiente.
O SEO ainda é a melhor maneira de conseguir tráfego para o seu site organicamente.
Uma das táticas mais eficazes para otimização dos mecanismos de busca é a produção de conteúdo para sites e blogs.
Para ter ideias de conteúdo para marketing digital nossa sugestão é que comece a acompanhar canais como Google Trends e Google Keyword Planner, ambos gratuitos.
Para que você possa conhecer mais sobre a estratégia, ter acesso a algumas dicas para ter sucesso no marketing digital com SEO, indicamos que assista ao vídeo abaixo!
Entre as formas de trabalhar com marketing digital, é muito comum que empreendedores invistam grande parte de seu capital de marketing em publicidade paga no Google Adwords ou nas redes sociais.
Por meio dos links patrocinados você atrai tráfego para suas páginas de produtos, para o site da empresa ou landing pages.
Entretanto, uma das dicas para ter sucesso no marketing digital é entender que, mesmo a publicidade paga deve fazer parte de uma estratégia de funil de vendas.
Investir em SEO, como falamos acima, também ajudará sua empresa a ter retornos a longo prazo. Afinal, confiar apenas nos links patrocinados não é um método de marketing digital sustentável.
Apenas com a compra de mídia CPC (custo por clique) você consegue mais tráfego, o que não corresponde, necessariamente, a mais clientes.
Falando sobre isso eu não quero dizer que você não deva investir em anúncios pagos! A dica para ter sucesso no marketing digital é apenas fazer isso enquanto investe também em outras ações de marketing e vendas.
Resumindo, entre as principais estratégias para fazer marketing digital eficiente estão:
Fonte: Blog Lahar