De acordo com a atualização divulgada nesta quinta-feira (08) pelo Ministério da Agricultura, mais cinco casos de gripe aviária de alta patogenicidade foram confirmados no Brasil, totalizando 30 casos da doença, todos registrados em aves silvestres. O painel disponibilizado pela instituição para acompanhamento da influenza aviária no país tem sido atualizado periodicamente e informou sobre o último foco identificado na tarde de hoje.
Segundo a pasta, um foco é considerado uma unidade epidemiológica com pelo menos um caso de gripe aviária confirmado. O painel divulgado pela instituição informa que a doença já foi confirmada em cinco estados do país. No momento, seis investigações ainda estão em andamento e mais de 1,2 mil foram realizadas até o momento.
É importante destacar que o primeiro registro de gripe aviária H5N1 em aves no país foi identificado no estado do Espírito Santo em 15 de maio, e desde então, múltiplos focos têm sido identificados, todos localizados na região litorânea do Brasil, sem qualquer evidência de disseminação no interior do país.
Eis os casos confirmados:
- Espírito Santo: 20
- Rio de Janeiro: 7
- Bahia: 1
- Rio Grande do Sul: 1
- São Paulo: 1
Gazeta Brasil