No contexto do impasse eleitoral na Venezuela, Nicolás Maduro, declarado ditador reeleito pelo Conselho Nacional Eleitoral, teve o status de "conta governamental" retirado na rede social Twitter/X, na terça-feira, 30.
Elon Musk, proprietário da plataforma, faz várias postagens em seu perfil pessoal criticando Maduro. Ele também compartilha informações sobre a insatisfação popular na Venezuela, onde as pessoas estão protestando nas ruas de várias cidades do país.
Musk escreveu em uma de suas publicações: "Se os militares apoiarem a vontade do povo, acabou para Maduro". Junto do texto, o empresário divulgou um vídeo do protesto popular.
Em uma publicação diferente, Musk afirma que "um burro sabe mais que Maduro". Logo após, ele faz uma piada e se desculpa por ter comparado o animal ao ditador: "Foi um insulto ao reino animal", postou.
A principal distinção no selo que Maduro perdeu, além de um tom de cor diferente, reside na mensagem exibida ao usuário ao clicar. O Twitter/X declara em perfis de vários presidentes, como Luiz Inácio Lula da Silva do Brasil, Emmanuel Macron da França, e Javier Milei da Argentina, que "Esta conta é verificada por ser uma conta de organização governamental ou multilateral".
Atualmente, a mensagem já não é mais visível na conta pessoal de Nicolás Maduro no Twitter/X. Ao selecionar o distintivo de cor diferente, a única informação fornecida pela rede social é que é "uma conta verificada".
Maduro diz que Elon Musk quer invadir Venezuela e ameaça bilionário
Em seu primeiro discurso após ser declarado vencedor em uma eleição na Venezuela, que foi contestada internacionalmente, Nicolás Maduro criticou Elon Musk na segunda-feira (29/7). Ele referiu-se ao bilionário proprietário da Tesla e do X como o "arqui-inimigo da paz na Venezuela".
"Existe uma coisa chamada redes sociais, que cria uma realidade virtual. E quem controla a realidade virtual é o nosso novo arqui-inimigo, o famoso Elon Musk, que quer invadir a Venezuela com seus foguetes e um exército", disse Maduro. "Sabemos que você está por trás de todo mal, com o seu dinheiro e seus satélites, com o objetivo de controlar o mundo".
De acordo com o ditador venezuelano, Elon Musk é a representação da "ideologia fascista no mundo"
"Quem se mete comigo falha, Elon Musk", afirmou o venezuelano. "Como dizemos em Caracas, nos bairros, se você quiser eu quero [um confronto]".
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br/