É normal o carregador ficar quente enquanto o utilizamos para recarregar a bateria do celular. Afinal, esse dispositivo foi projetado para receber a alta voltagem das tomadas e enviar a carga certa para que o aparelho conectado volte à vida!
Nesse processo, há dissipação de calor. Ou seja, é esperado uma mudança de temperatura no carregador. O grande problema surge quando ele aquece demais, dificultando o toque das mãos ou cheirando a queimado.
Não tomar medidas de segurança contra o carregador esquentando pode resultar em acidentes sérios, como fogo ou explosão. E sabia que existem diversas ações no nosso dia a dia que contribuem para esse sufoco?
Um exemplo disso é usar o celular enquanto ele está carregando. É como se você estivesse dificultando o trabalho do carregador. Logo, ele precisa trabalhar mais para cumprir a função de carregamento, gerando o superaquecimento.
Venha conferir quais são os outros costumes que prejudicam a vida útil do seu carregador de celular!
1) Carregar o celular em locais de alta temperatura
Ambientes com temperaturas elevadas podem aumentar a temperatura do carregador e levar ao seu aquecimento, como é o caso de carregar o celular em um dia quente ou deixar o aparelho ligado à tomada da cozinha, próximo ao fornos ou micro-ondas. Melhor evitar esses locais, combinado?
2) Utilizar cabos de má qualidade
Usar cabos baratinhos é o caminho mais rápido para ter um carregador esquentando e gerar prejuízos para seu celular. Cabos de baixa qualidade podem resultar em perdas de energia e resistência elétrica, levando ao aquecimento do carregador. Opte por cabos certificados e de boa qualidade.
3) Conectar o carregador em extensões elétricas inadequadas
Se o seu carregador está ficando quente, pode ser porque você está usando uma extensão elétrica antiga ou fraca demais.
Extensões elétricas com capacidade de carga insuficiente ou em más condições podem causar superaquecimento do carregador. Portanto, escolha uma boa extensão e evite perrengues!
4) Não secar as mãos antes de manusear o carregador
Mãos molhadas significa umidade, o grande inimigo de qualquer dispositivo que funciona com eletricidade. Para evitar superaquecimento, curto-circuito e aparelhos danificados, lembre-se de secar bem as mãos antes de tocar no carregador!
5) Deixar o celular com capa enquanto carrega na tomada
Algumas capas protetoras podem dificultar a dissipação de calor do celular, fazendo com que o carregador e o dispositivo esquentem mais durante o processo de carregamento.
Deixe para personalizar o seu celular com aquela capinha da qual você gosta tanto após a bateria estar 100% carregada.
6) Usar o carregador durante uma tempestade
Sabe aquele conselho de mãe sobre tirar os aparelhos da tomada quando vem tempestade por aí? Ele também é válido para evitar o problemão do carregando esquentando.
Os raios podem elevar a tensão da rede elétrica que chega até a tomada da sua casa, danificando seu dispositivo.
7) Carregar o celular debaixo do travesseiro
Carregar o celular debaixo do travesseiro ou perto de materiais que pegam fogo vai na contramão das dicas de segurança. Não queremos um incêndio, certo?
Portanto, evite cobrir o carregador com materiais que não permitem a dissipação adequada de calor, como almofadas, cobertas e roupas. Locais bem ventilados e afastado de materiais inflamáveis são as melhores opções para deixar seu celular carregando.
8) Usar adaptadores de tensão com problemas
Usar adaptadores de tensão que não são específicos para o seu celular pode fazer o carregador esquentar muito. Escolha o adaptador certo para evitar incompatibilidades elétricas e superaquecimento do dispositivo durante o carregamento.
Lembrando que é importante sempre priorizar a segurança e seguir as instruções dos fabricantes. E caso o carregador continue esquentando mesmo após aplicar as dicas acima, é recomendado trocá-lo antes que aconteça um prejuízo para a sua saúde e o seu bolso!
Tecmundo