Diversos usuários de alguns bancos
brasileiros relataram problemas para acessar os aplicativos das instituições
financeiras na manhã desta sexta-feira, 19, após um apagão cibernético que
afetou vários setores ao redor do mundo.
De acordo com o Downdetector, site que
monitora distúrbios técnicos, Bradesco, Next, Neon e Banco Pan apresentaram
pico nas reclamações de mau funcionamento.
Em nota, a Febraban (Federação
Brasileira de Bancos) informou que a "maioria das instituições financeiras
brasileiras já normalizou seus serviços e as demais estão em avançado estado de
normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços
rapidamente".
"Alguns sistemas das instituições
financeiras brasileiras chegaram a ser temporariamente afetados em diferentes
escalas pela atualização do antivírus crowdstrike, mas nada que comprometesse a
prestação de serviços de forma relevante", reforçou a Febraban.
Bancos
afetados
Ao site IstoÉ, o Bradesco, que também é dona do Next, reconheceu que suas
plataformas digitais foram afetadas pelo apagão cibernético global e por isso
não estavam disponíveis para os clientes. O banco reforçou que suas equipes
"estão atuando para regularização o mais breve possível".
"Os terminais de autoatendimento do
banco funcionam normalmente", informou o Bradesco.
Já o Banco Pan informou que a
indisponibilidade em seus canais digitais foi "originada na atualização do
software de um de seus fornecedores, que impactou diversos segmentos".
"O PAN já restabeleceu alguns de seus
serviços e continua atuando para a normalização integral das funcionalidades. O
banco reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos
os seus canais de atendimento", diz a nota enviada ao site.
No X, antigo Twitter, o banco Neon
também admitiu estar passando por instabilidades no sistema ao responder a
reclamação dos usuários.
"Estamos passando por uma instabilidade
no acesso ao app. Sentimos muito por isso, pois não é a experiência que gostaríamos
que tivesse, nosso time já está trabalhando para que tudo seja resolvido o
quanto antes. Peço que tente realizar o acesso ao longo do dia de hoje",
informou o Neon.
Outros
bancos
Procurado pelo site, o Banco Central informou que o sistema do Pix e seus
demais serviços "estão funcionando normalmente".
O Banco do Brasil, o Itaú Unibanco e o
Nubank informaram que seus canais digitais também não foram afetados.
"O Banco do Brasil informa que seus
canais de atendimento funcionam normalmente", disse o banco público, em nota
enviada ao Estadão/Broadcast.
"O Itaú Unibanco informa que os
serviços do banco seguem funcionando para seus clientes, que podem realizar
operações financeiras normalmente", afirmou o Itaú por meio de nota enviado ao
site IstoÉ.
"O Nubank informa que seus serviços
seguem operando normalmente. O único impacto identificado até o momento está na
operação dos canais de atendimento ao cliente, levando a um tempo maior do que
o habitual nas interações", informou o Nubank em comunicado à imprensa.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br/