Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

cibernético global

Bancos brasileiros apresentam falha após apagão cibernético global


Diversos usuários de alguns bancos brasileiros relataram problemas para acessar os aplicativos das instituições financeiras na manhã desta sexta-feira, 19, após um apagão cibernético que afetou vários setores ao redor do mundo.

De acordo com o Downdetector, site que monitora distúrbios técnicos, Bradesco, Next, Neon e Banco Pan apresentaram pico nas reclamações de mau funcionamento.

Em nota, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que a "maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços e as demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente".

"Alguns sistemas das instituições financeiras brasileiras chegaram a ser temporariamente afetados em diferentes escalas pela atualização do antivírus crowdstrike, mas nada que comprometesse a prestação de serviços de forma relevante", reforçou a Febraban.

Bancos afetados
Ao site IstoÉ, o Bradesco, que também é dona do Next, reconheceu que suas plataformas digitais foram afetadas pelo apagão cibernético global e por isso não estavam disponíveis para os clientes. O banco reforçou que suas equipes "estão atuando para regularização o mais breve possível".

"Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente", informou o Bradesco.

Já o Banco Pan informou que a indisponibilidade em seus canais digitais foi "originada na atualização do software de um de seus fornecedores, que impactou diversos segmentos".

"O PAN já restabeleceu alguns de seus serviços e continua atuando para a normalização integral das funcionalidades. O banco reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento", diz a nota enviada ao site.

No X, antigo Twitter, o banco Neon também admitiu estar passando por instabilidades no sistema ao responder a reclamação dos usuários.

"Estamos passando por uma instabilidade no acesso ao app. Sentimos muito por isso, pois não é a experiência que gostaríamos que tivesse, nosso time já está trabalhando para que tudo seja resolvido o quanto antes. Peço que tente realizar o acesso ao longo do dia de hoje", informou o Neon.

Outros bancos
Procurado pelo site, o Banco Central informou que o sistema do Pix e seus demais serviços "estão funcionando normalmente".

O Banco do Brasil, o Itaú Unibanco e o Nubank informaram que seus canais digitais também não foram afetados.

"O Banco do Brasil informa que seus canais de atendimento funcionam normalmente", disse o banco público, em nota enviada ao Estadão/Broadcast.

"O Itaú Unibanco informa que os serviços do banco seguem funcionando para seus clientes, que podem realizar operações financeiras normalmente", afirmou o Itaú por meio de nota enviado ao site IstoÉ.

"O Nubank informa que seus serviços seguem operando normalmente. O único impacto identificado até o momento está na operação dos canais de atendimento ao cliente, levando a um tempo maior do que o habitual nas interações", informou o Nubank em comunicado à imprensa.

agoranoticiasbrasil.com.br/

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!