Centenas de pessoas foram evacuadas de assentamentos ao longo do trecho sul do rio Dnipro, na Ucrânia, após o rompimento da barragem de Nova Kakhovka. A inundação submergiu ruas e praças da cidade. A estrutura na ponta sul do vasto reservatório de Kakhovka entrou em colapso na terça-feira, desencadeando uma torrente de água, aumentando as aflições de milhares de pessoas que foram afetadas pela guerra entre Ucrânia e Rússia.
Kiev acusou as forças russas de explodir a represa e a usina hidrelétrica em uma área do sul da Ucrânia controlada por Moscou por mais de um ano, enquanto autoridades russas culparam o bombardeio ucraniano. Não foi possível verificar as alegações.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse que o rompimento da barragem é o "maior desastre ambiental causado pelo homem na Europa em décadas".
"É fisicamente impossível explodi-lo de alguma forma de fora com bombardeios", disse ele em um discurso em vídeo para uma cúpula de países europeus no grupo Bucareste Nine. "Foi minado. Foi minado pelos ocupantes russos e explodido por eles."
Imagens publicadas nas redes sociais mostram graves inundações na cidade controlada pelos russos de Nova Kakhovka, que fica ao lado da barragem.
Seu prefeito instalado pela Rússia, Vladimir Leontyev, disse que os níveis de água subiram para mais de 11 metros (36 pés) e alguns moradores foram levados ao hospital, informou a agência de notícias russa TASS. Ele disse que 900 pessoas foram evacuadas.
Fonte: Gazeta Brasil