23/07/2024 +55 (83) 98773-3673

SaĂșde

Andre@zza.net

Cozinhar esta fruta a transforma em um superalimento que previne o câncer

Segundo especialista, cozinhar esta fruta ajuda o corpo a absorver mais de seus componentes benéficos

Por Blog do Elias Hacker 09/07/2024 às 09:42:43

Créditos: mtreasure/istock

Um especialista em saúde revelou que simplesmente cozinhar uma fruta muito comum a transforma em um "superalimento" que pode reduzir o risco de câncer – e também eliminar rugas na pele e até mesmo impedir queimaduras solares.

Dr. Michael Mosley, um médico famoso no Reino Unido, disse em seu programa de rĂĄdio que o tomate poderia ser um salva-vidas.

O médico especialista em alimentação saudĂĄvel, autor de vĂĄrios livros, revelou que quando um tomate é cozido é muito mais fĂĄcil para o corpo humano absorver um pigmento especial chamado licopeno, que tem uma ampla gama de efeitos benéficos.

Segundo médico, cozinhar esta fruta ajuda o corpo a absorver mais de seus componentes benéficos
Créditos: mtreasure/istock
Segundo médico, cozinhar esta fruta ajuda o corpo a absorver mais de seus componentes benéficos

Ele explicou que o tomate contém um pigmento especial chamado licopeno, que dĂĄ aos tomates esta cor vermelha viva.

Os cientistas acreditam que o licopeno é um dos principais compostos por trĂĄs dos benefícios do tomate para a saúde, como a redução potencial do risco de câncer e a manutenção da aparĂȘncia mais jovem da pele.

O poder do cozimento

E o interessante é que cozinhar os tomates aumenta drasticamente a quantidade de licopeno que o corpo pode absorver. Isso tem uma explicação simples: o calor quebra as grossas paredes celulares do tomate, tornando seus compostos mais acessíveis ao seu corpo.

De acordo com o especialista, o consumo de fruto estĂĄ ligado à redução do risco de câncer de próstata e também à redução dos riscos de doenças cardiovasculares.

Além disso, o licopeno, um poderoso antioxidante presente no tomate, que ajuda o corpo a combater os radicais livres, substâncias químicas que atacam as células e causam danos.

Tomate é fruta

Embora muitas pessoas considerem o tomate um vegetal devido ao seu sabor e uso culinĂĄrio, botanicamente, ele é classificado como uma fruta.

Isso é porque ele se desenvolve a partir da flor da planta do tomateiro e contém sementes. De um ponto de vista botânico, qualquer parte de uma planta que contenha sementes é considerada uma fruta.

No entanto, na culinĂĄria, os tomates são frequentemente tratados como vegetais e são usados em pratos salgados, saladas e molhos.

Fonte: Catraca Livre

Comunicar erro
ComentĂĄrios