Imagine uma realidade onde comprar é
tão simples quanto sorrir. Com seu poder de identificação preciso, o
reconhecimento facial oferece uma série de benefícios que não apenas
simplificam as transações, mas também protegem os consumidores contra fraudes.
Essa inovação utiliza características físicas únicas do rosto para verificar a
identidade de um indivíduo, empregando algoritmos complexos para analisar
e comprovar padrões faciais específicos, oferecendo um nível alto de segurança
e precisão.
Além de sua eficácia na prevenção de
manobras criminosas e fraudes, a ferramenta quando utilizada como meio de
pagamento, também proporciona uma experiência mais rápida e sem atritos. Com a
verificação instantânea da identidade da pessoa, os processos de transações se
tornam mais eficientes, reduzindo o tempo de espera e melhorando a satisfação
do consumidor.
"Os sistemas de reconhecimento facial
como forma de pagamento tornaram-se mais acessíveis e integráveis, permitindo
que instituições financeiras de todos os tamanhos implementem essa tecnologia
em suas operações. Com a sua implementação cuidadosa e responsável é possível
promover a equidade do setor financeiro como um todo", aponta Eládio Isoppo,
CEO da Payface, empresa líder de pagamentos por reconhecimento facial.
Mas se ainda há dúvidas, confira
abaixo, 5 motivos para apostar nessa tecnologia como meio de pagamento, seja
você o consumidor final ou empresa.
1 - Identificação
precisa
O reconhecimento facial utiliza
características únicas do rosto de um indivíduo para autenticar sua identidade.
Diferentemente de senhas ou códigos PIN, que podem ser esquecidos, roubados ou
replicados, os traços faciais são praticamente impossíveis de serem
falsificados, garantindo uma identificação altamente segura e inviolável.
2- Resistência à
fraude
O reconhecimento facial é menos
suscetível a falsos positivos em comparação com outros métodos de autenticação.
Ao contrário de impressões digitais, por exemplo, que podem ser afetadas por
fatores como sujeira ou umidade, a ferramenta oferece uma taxa muito baixa de
falsos positivos, garantindo uma autenticação precisa e confiável em cada
transação.
3 - Verificação
Contínua
Ao contrário de métodos tradicionais
de autenticação, como senhas ou cartões de crédito, que são utilizados
pontualmente durante a transação, o reconhecimento facial pode ser verificado
continuamente nos momentos de compra. Isso significa que a identidade do
usuário pode ser confirmada durante o processo de pagamento, reduzindo
significativamente o risco de transações fraudulentas e disputas por valores.
4 - Experiência
aprimorada
Além de fornecer segurança robusta, o
reconhecimento facial também melhora a experiência do cliente durante as
transações. Com a necessidade mínima de intervenção manual, os pagamentos se
tornam mais rápidos, convenientes e intuitivos, eliminando a frustração
associada à digitação de senhas ou à inserção de cartões.
5 - Adaptação à Era
Digital
Com o aumento das transações digitais
e móveis, o reconhecimento facial se destaca como uma solução ideal para
garantir a segurança e conveniência dos pagamentos nesses ambientes. Sua
integração perfeita com dispositivos móveis e aplicativos financeiros permite
uma autenticação rápida e segura, alinhada com as demandas e expectativas dos
consumidores modernos.
Sobre a Payface
A Payface é
a empresa líder de pagamento por reconhecimento facial no Brasil. Fundada em Florianópolis
(SC), a fintech surgiu com o objetivo de reduzir as filas do varejo e acelerar
o processo de identificação para compra, por meio de uma tecnologia customizada
de checkout para lojas físicas, permitindo que os consumidores se identifiquem
e paguem num único processo. Atualmente, a empresa conta com mais de 90
colaboradores em todo o Brasil e está presente em grandes redes varejistas,
como St. Marche, em São Paulo, e o Zona Sul e Prezunic, no Rio de Janeiro. Foi
a primeira empresa no mundo a lançar uma operação no âmbito do programa
global da Mastercard, intitulado Biometric Checkout Program, cujo objetivo é
estabelecer as bases para um protocolo internacional de pagamentos por
biometria. A empresa captou R$ 45 milhões em sua Série A, liderada por um fundo
do BTG Pactual. Também participaram da rodada o multifamily office Oikos, a
HiPartners, fundo especializado em retail tech e o Oasis Ventures, fundo
setorizado para fintechs. Em seu conselho, a empresa tem executivos como Marcia
Mello (ex-CEO da da Global Payments e Conselheira da PagSeguro, Letsbank, Leo
Madeiras e do banco Interbank, no Peru. Roberto Medeiros (ex-CEO da Rede e
Multiplus), Roberto Nishikawa (ex-Presidente da Corretora Itaú) e Wagner Aguado
(ex-Presidente da Bradesco Cartões). Recentemente, a empresa deu um importante
passo em seu plano de expansão ao concluir sua primeira operação de Fusões e
Aquisições (M&A) adquirindo a SmileGO, especializada em onboarding e em
pagamentos biométricos com cartões de marca própria.