Nesta quarta-feira, 19, o Partido dos Trabalhadores (PT) planeja mover uma ação popular contra Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. Esta é a data em que o Comitê de Política Monetária (Copom) vai divulgar a nova taxa básica de juros, a Selic. A previsão é de que haja uma pausa na recente sequência de quedas.
A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), como parte de sua estratégia contra Campos Neto, realizará uma transmissão ao vivo às 19 horas com Márcio Pochmann, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O anúncio do novo índice da Selic está programado para as 18 horas.
Última redução da Selic
No comunicado mais recente do Copom, houve uma redução da taxa em 0,25 ponto percentual, após uma série de reduções de 0,5 ponto percentual.
Ataques de Lula a Campos Neto
Na última terça-feira, dia 18, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou críticas a Campos Neto, alegando que ele estava causando danos ao país e tinha interesses políticos. Ainda em suas declarações, Lula fez uma comparação entre Campos Neto e o ex-juiz e atual senador Sérgio Moro (União Brasil-PR), insinuando que o presidente do Banco Central também tem aspirações eleitorais.
Lula também levantou dúvidas sobre a presença do executivo em um jantar promovido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na semana anterior. A ocasião contou com membros do mercado financeiro. As informações são da Revista Oeste.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br