O Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou a abertura de uma licitação
para contratar uma empresa especializada no monitoramento das redes sociais,
visando analisar conteúdos que mencionem a Corte. De acordo com o edital, o
contrato, com valor de R$ 345.000, terá duração de um ano. De acordo com
publicação da Revista Veja, o objetivo é acompanhar de perto tudo o que se diz
sobre o STF no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Flickr, TikTok e
LinkedIn. A empresa vencedora da licitação será responsável pelo monitoramento
contínuo dessas plataformas.
Além do rastreamento das redes, a empresa deve analisar a imagem do
Supremo, identificar temas relevantes abordados pelos usuários e classificar o
material. Também é essencial identificar os indivíduos que compartilham esses
conteúdos, com foco especial em menções negativas.
O edital exige que a empresa contratada utilize uma ferramenta
específica para o monitoramento, capaz de "identificar públicos, formadores de
opinião, discursos adotados, georreferenciamento da origem das postagens, bem
como avaliar a influência dos públicos, dos padrões das mensagens e de
eventuais ações organizadas na web".
Os ministros receberão relatórios diários, semanais e mensais,
detalhando os formadores de opinião que discutem assuntos relacionados ao STF,
com análise de seu posicionamento e capacidade de repercussão. Esses relatórios
incluirão uma avaliação geral do impacto das mobilizações sobre temas
relacionados à Corte e seus reflexos na opinião pública.
Além de fornecer dados precisos sobre a imagem do STF no ambiente
digital, a ferramenta deve ajudar a inibir a difusão de ameaças contra os
ministros. Caso necessário, os dados coletados poderão ser compartilhados com a
Polícia Federal.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br/