14/06/2024 +55 (83) 98773-3673

Internacional

Andre@zza.net

Ativistas veganos vandalizam quadro oficial do rei Charles III

Por Blog do Elias Hacker 11/06/2024 às 19:19:47

Nesta terça-feira (11), dois ativistas dos direitos dos animais cobriram um retrato do rei Charles III com um adesivo com o rosto do personagem animado Wallace, de Wallace e Gromit. O caso aconteceu na galeria de arte londrina Philip Mold.

Segundo a dona da galeria, Catherine Mold, o incidente ocorreu quando dois ativistas do grupo The Animal Rising colocaram um adesivo no vidro da pintura, que foi feita pelo artista Jonathan Yeo.

O quadro representa a primeira pintura oficial do monarca desde sua coroação.

A proprietária da galeria londrina falou que o acontecimento "foi muito exagerado pela imprensa" e que a obra "não foi danificada".

Junto com o rosto de Wallace colocaram a seguinte frase: "Não há queijo, Gromit, olhe toda essa crueldade nas fazendas da RSPCA".

Com esse gesto, os ativistas quiseram criticar as normas da RSPCA – Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais – da qual o monarca é patrono, para um programa de ajuda aos animais criados em explorações agrícolas.

– Sendo o rei Charles III um grande fã de Wallace e Gromit, não poderíamos pensar em uma maneira melhor de atrair sua atenção – disse Daniel Juniper, um dos ativistas envolvidos.

O grupo falou ainda que colou o cartaz no vidro da obra com água.

O retrato de Charles III, colorido em tons avermelhados, atraiu muita atenção quando foi apresentado pelo próprio monarca, no mês passado, no Palácio de Buckingham.

A RSPCA indicou que está "chocada com esse ato de vandalismo" e que o ataque à pintura constituiu uma distração do trabalho que realizam para ajudar os animais.

*

Fonte: EFE

Comunicar erro
Comentários