14/06/2024 +55 (83) 98773-3673

Educação

Andre@zza.net

MEC suspende criação de novos cursos a distância até 2025

Por Redação 10/06/2024 às 07:37:03

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu a criação de novos cursos de graduação a distância (EaD) até o dia 10 de março de 2025. A medida, publicada em edição extra do DiĂĄrio Oficial da União da última sexta-feira (7), também suspende o aumento de vagas e polos na modalidade EaD por instituições do Sistema Federal de Ensino.

Segundo a portaria, a suspensão temporĂĄria visa aprofundar o debate sobre a oferta de cursos a distância. O tema vem sendo discutido pelo ministro Camilo Santana desde o ano passado, jĂĄ que a modalidade é alvo de críticas em relação à qualidade, estrutura e oferta de experiĂȘncias prĂĄticas, o que prejudicaria a formação de novos profissionais.

Em dezembro, Santana chegou a ameaçar proibir cursos de licenciatura com carga horĂĄria 100% EaD. Neste ano, contudo, o ministro deu aval ao parecer que prevĂȘ pelo menos 50% de aulas presenciais em cursos de formação para professores, como as licenciaturas.

A expectativa é que o MEC conclua o marco regulatório da educação a distância até 31 de dezembro deste ano. A partir de junho, a pasta começarĂĄ a se reunir com gestores, especialistas, conselhos federais e representantes de instituições de educação superior para debater a oferta de cursos EaD. Um diĂĄlogo público também é esperado.

"A ideia é aprofundar o debate iniciado no ano passado. A percepção é que para garantir simultaneamente a sustentabilidade e a qualidade da modalidade de oferta de cursos de graduação, é necessĂĄrio uma reflexão mais ampla e um movimento coordenado, que integre novas regras regulatórias, revisão das diretrizes e a construção de instrumentos de avaliação capazes de captar as peculiaridades do ensino à distância", disse o MEC.

Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br/

Comunicar erro
ComentĂĄrios