12/06/2024 +55 (83) 98773-3673

Geral

Andre@zza.net

Novo ministro da Secom atuou em campanha de Hugo Chávez

Por Blog do Elias Hacker 10/06/2024 às 07:33:41

O ministro interino da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Laércio Portela, trabalhou na pasta durante a segunda gestão de Lula [2007-2010] e trabalhou na campanha de Hugo Chávez à presidência da Venezuela em 2012. As informações são do site Poder360.

Portela participou da equipe liderada por Franklin Martins na campanha de reeleição de Hugo Chávez na Venezuela. Sua função era fazer contato com jornalistas brasileiros e estrangeiros e pela produção de conteúdo para a divulgação da campanha.

ESCÂNDALO DE PUBLICITÁRIOS
Na época, a campanha de marketing de Chávez foi coordenada pelo marqueteiro brasileiro João Santana, sob a intermediação direta de Lula. Em 2017, a esposa de Santana, Mônica Moura, revelou em delação premiada que Franklin Martins recebeu pagamentos não declarados pela campanha de Chávez, pagos por Nicolás Maduro, então chanceler de Chávez. Moura afirmou que os valores eram entregues a ela e distribuídos aos membros da campanha.

– Importante frisar, que Franklin e sua equipe foram contratados pelo partido venezuelano, também sem contrato formal, igualmente sem vínculo com a Pólis [empresa de João Santana]. Nicolás Maduro era sempre muito desconfiado, não queria entregar dinheiro em espécie para mais de uma pessoa, pelo risco da negociação. Por isso, entregava todo valor a Mônica Moura, que repassava para a mulher do Franklin Martins – diz trecho da delação.

Laércio Portela não é mencionado nas delações de João Santana e Mônica Moura. Em 19 de dezembro de 2023, o ministro Edson Fachin, do STF, anulou todas as condenações aplicadas a Santana e Moura, tornando as delações legalmente irrelevantes.

NOVO MINISTRO DA SECOM
Laércio Portela se tornou ministro interino a pedido do ex-ministro da Secom, Paulo Pimenta, que se tornou o ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.

Descrito como um profissional competente e discreto, Laércio Portela evita os holofotes e prefere trabalhar nos bastidores. Mesmo após quase um mês de sua nomeação, ele ainda está se familiarizando com o ambiente e sendo apresentado aos jornalistas.

Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br/

Comunicar erro
Comentários