A Robot Era, uma empresa chinesa, surpreendeu o mundo ao superar a 1X e a OpenAI, que recentemente anunciaram melhorias em seu robô humanoide. Enquanto o protótipo americano realiza tarefas domésticas simples, como limpar mesas e buscar água, o XBot-L da Robot Era demonstrou habilidades mais avançadas ao realizar tarefas externas complexas, incluindo a escalada da Grande Muralha da China. Segundo informações do Olhar Digital, a empresa divulgou um vídeo mostrando que seu robô se tornou o primeiro a realizar tal proeza.
Yue Xi, cofundador da Robot Era, explicou em um comunicado que "algoritmos RL [aprendizagem por reforço] perceptivos fortalecem a capacidade do robô de perceber e tomar decisões em terrenos desconhecidos. Assim, o robô pode reconhecer condições complexas da estrada e ajustar sua postura de caminhada em tempo real".
A conquista do XBot-L veio logo após a 1X e a OpenAI revelarem novos recursos para seu robô, baseados em uma interface de linguagem natural que expandiu a compreensão do dispositivo em modo de grupo. Agora, o protótipo executa tarefas simples com novos comandos de voz, e um único comando pode ativar todos os robôs conectados pelo mesmo sistema neural.
Em um vídeo divulgado pela 1X, os robôs foram vistos dividindo tarefas de limpeza após receberem um comando: um limpava respingos em uma mesa, outro recolhia roupas do chão e um terceiro até buscava água.
Fonte: terrabrasilnoticias.com