A ministra Cármen Lúcia tomou posse, nesta segunda-feira (3), como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seu discurso, ela afirmou que um dos principais desafios da Justiça Eleitoral é o combate às notícias falsas e prometeu uma atuação firme contra as fake news nas eleições municipais de 2024.
– A mentira continuará a ser duramente combatida. O ilícito será investigado e, se provado, será punido na forma da legislação vigente – disse.
Cármen vai substituir Alexandre de Moraes no comando do TSE. Dona de um estilo mais discreto que o antecessor, ela deve fazer uma gestão de continuidade. É a segunda passagem da ministra pela presidência do TSE. Ela foi a primeira e única mulher a dirigir o tribunal, entre abril de 2012 e novembro de 2013.
O ministro Kassio Nunes Marques, por sua vez, tomou posse como vice-presidente do TSE. Ele será o responsável por conduzir a Corte em 2026, durante a próxima eleição presidencial.
Colegas do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), participaram da cerimônia. Além deles, diversas outras autoridades também estiveram presentes na plateia.
*AE