Um avião de pequeno porte caiu em uma área de mata entre Garuva e
Itapoá, no Norte de Santa Catarina, informou o Corpo de Bombeiros Militar nesta
terça-feira (4). Duas pessoas que estavam na aeronave morreram na queda.
A identidade das vítimas e a dinâmica do incidente não detalhadas. O
local onde os destroços do avião foram encontrados é de difícil acesso, sem
cobertura de internet e próximo a uma área de ribanceira.
A aeronave partiu de Governador Valadares (MG), com destino a
Florianópolis, mas no caminho tentou pousar em Joinville, no Norte. Segundo os
militares, "por motivo ainda desconhecido", o avião "optou por descer no
aeroporto de Joinville, onde arremeteu, vindo posteriormente a cair na região
Barrancos".
Em nota, o aeroporto de Joinville informou que o piloto da aeronave fez
contato com a equipe de controle aéreo por volta das 18h de segunda-feira (3).
A Polícia Cientifica foi acionada para fazer uma perícia no local e recolher os
corpos.
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi enviado para buscas na
região ainda na noite de segunda-feira (3) (leia a nota abaixo). O órgão também
encaminhou uma equipe para o levantamento de informações necessárias à
investigação.
O avião é um BEECH AIRCRAFT, de matrícula PS-BDW, bimotor, com
capacidade para 6 pessoas incluindo piloto. Segundo a Agência Nacional de
Aviação Civil (ANAC), a aeronave não pode realizar taxi aéreo e está com a
situação de aeronavegabilidade regular.
O que diz a FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que foi notificada, nesta segunda-feira
(03/06), a respeito do desaparecimento da aeronave de matrícula PS-BDW, em
Santa Catarina (SC). Uma aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do
Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – Esquadrão Pelicano, e um helicóptero
H-36 Caracal, do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3°/8° GAV) –
Esquadrão Puma, foram acionados para iniciar as buscas, que são coordenadas
pelo SALVAERO Curitiba.
Saiba mais sobre o SC-105 Amazonas
O SC-105 Amazonas possui um radar capaz de realizar buscas sobre terra
ou mar, com alcance de até 360 quilômetros. Um sistema de comunicação via
satélite também permite o contato com outras aeronaves ou centros de
coordenação de salvamento (Salvaero), mesmo em voos a baixa altura.
A aeronave ainda conta com um sistema eletro-óptico de busca por imagem
e por espectro infravermelho. Isso permite realizar buscas pelo calor,
permitindo detectar, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma
pessoa no mar.
Com capacidades avançadas e tecnologia de ponta, o SC-105 Amazonas da
FAB tem definido padrões para missões de busca e salvamento, servindo como uma
plataforma robusta para operações SAR.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br/