"A bronquiolite é uma condição clĂnica causada pela inflamação do bronquĂolo terminal, responsĂĄvel pela troca gasosa e pela oxigenação. Quanto menor for a criança, mais grave pode ser o quadro de bronquiolite. Isso porque uma via aérea pequena pode ficar muito mais comprometida com secreção e inflamação. O que num adulto seria apenas um resfriado comum, pode causar sérios danos a um bebĂȘ, especialmente nos menores de um ano", explica a pediatra da Secretaria de Estado de SaĂșde, Fernanda Fialho.
A especialista alerta sobre os sinais que podem servir como alerta de agravamento da doença: prostração extrema, recusa alimentar, dificuldade para mamar, além de dificuldade para respirar. "Caso o bebĂȘ apresente qualquer um desses sintomas, é hora de procurar uma emergĂȘncia", explicou a pediatra.A bronquiolite pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como o vĂrus sincicial respiratório (VSR), influenza, parainfluenza e adenovĂrus. O VSR é o principal agente infeccioso da bronquiolite, mas ainda não hĂĄ vacina disponĂvel para crianças. Entretanto, a imunização contra a Influenza e Covid-19 estĂĄ disponĂvel nos postos e impacta positivamente na contenção desses casos, que seguem aumentando nas unidades de saĂșde.
A secretaria estĂĄ promovendo uma série de capacitações para profissionais de saĂșde que atuam nas emergĂȘncias das unidades da rede estadual e para médicos dos 92 municĂpios do estado que trabalham na Atenção PrimĂĄria.
Fonte: AgĂȘncia Brasil