23/11/2024 +55 (83) 98773-3673

SaĂșde

Andre@zza.net

Crianças têm alta de internações por vírus sincicial respiratório

Por Eliashacker.com.br 03/06/2023 às 00:51:10

Enquanto os casos de covid-19 apresentam queda desde o mĂȘs de abril, o paĂ­s registra aumento de testes positivos para influenza A entre adultos, principalmente do vĂ­rus H1N1, e do vĂ­rus sincicial respiratório (VSR) em crianças. Os dados do Boletim Infogripe foram divulgados nesta quinta-feira (1Âș) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), referentes à semana de 14 a 20 de maio.

De acordo com a Fiocruz, em maio foi consolidado o cenĂĄrio iniciado em abril. Entre as internações por SĂ­ndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na população a partir dos 15 anos, os casos de H1N1 passaram de 9% em março para 31% entre o fim de abril e maio. Por outro lado, os casos de covid-19 caĂ­ram de 80% para 53% no mesmo perĂ­odo.

Houve aumento de casos de SRAG no Acre, Alagoas, Amazonas, AmapĂĄ, Bahia, CearĂĄ, EspĂ­rito Santo, Maranhão, Mato Grosso, ParĂĄ, ParaĂ­ba, PiauĂ­, ParanĂĄ, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

HĂĄ sinais de crescimento do VSR nas crianças do Acre, Amazonas, Alagoas, AmapĂĄ, Bahia, CearĂĄ, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, ParĂĄ, Pernambuco, PiauĂ­, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe.

Na tendĂȘncia de longo prazo, o cenĂĄrio epidemiológico indicado pela Fiocruz é de crescimento moderado de SRAG, enquanto a tendĂȘncia é de estabilidade no curto prazo.

A anĂĄlise aponta que nas quatro Ășltimas semanas epidemiológicas a influenza A foi responsĂĄvel por 20,9% do total de óbitos de pacientes internados que tiveram teste laboratorial positivo, a influenza B respondeu por 12,3%, o VSR vitimou 10,4% e o Sars-CoV-2/covid-19 ainda é responsĂĄvel por 51,7% dos óbitos provocados por vĂ­rus respiratórios.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
ComentĂĄrios